Os avanços tecnológicos têm atingido os mais diversos setores da economia e a construção civil não fica de fora dessa. Para ilustrar, nos últimos anos, as tecnologias implementadas nesse setor foram responsáveis por otimizar diversos processos e consequentemente, aumentar a produtividade de muitas empresas. Quer entender um pouco mais sobre esse assunto? Então vem com a gente, hoje falaremos sobre o Digital Twins na construção civil!
O que é Digital Twins?
Entre as tecnologias que têm tornado essa realidade possível cabe destacar o digital twins. Para quem nunca ouviu falar, digital twins consiste em uma réplica virtual de um objeto físico.
No contexto da construção civil, essa tecnologia permite a visualização de prédios, residências e até rodovias através de réplicas virtuais. Mas os benefícios não param por aí!
Como o próprio nome sugere, digital twins ou gêmeos digitais, consiste em uma réplica virtual idêntica a um objeto físico que busca fornecer informações importantes sobre determinado produto.
Assim, os engenheiros, projetistas e outros profissionais conseguem dimensionar com maior precisão o resultado final do projeto e todo o seu ciclo de vida. Para além de simular, os consumidores também podem testar os produtos e verificar a sua usabilidade, eficiência e compatibilidade com as suas necessidades.
Quais as aplicações do digital twins no setor de construção civil?
Ele pode ser aplicado em diferentes contextos na construção civil que vão desde o maior entendimento de determinada estrutura até a melhor experiência do cliente. Um exemplo disso é a construção de um prédio residencial, em que os clientes podem interagir com o modelo virtual de modo a conhecer os diferenciais e as melhorias realizadas na edificação.
Isso vale não só para residências, como para shoppings, ferrovias ou qualquer outro tipo de empreendimento que envolva a construção civil e a necessidade de aplicar tecnologias para melhorar a eficiência do processo e a experiência do usuário.
Quais os benefícios do digital twins no setor da construção civil?
Quando falamos da aplicação de tecnologias na construção civil, podemos enxergar inúmeros benefícios no processo e no planejamento da obra. Veja alguns dos exemplos abaixo:
Previsibilidade de cenários
Por meio dessa tecnologia, é possível prever com uma maior exatidão as condições necessárias para construção de uma determinada edificação, o que envolve desde a mão de obra até os custos envolvidos.
Otimização de processos
Quando falamos de digital twins temos que entender que existem inúmeras tecnologias que podem ser aplicadas nos processos da construção civil e que potencializam as otimizações de forma mais complexa.
Diminuição de custos
Através dessa tecnologia, você conseguirá saber o orçamento necessário para colocar um empreendimento no mercado e o tempo necessário para que aquela construção seja feita com o mínimo de desperdício de recursos e tempo.
Eficiência da documentação dos processos
Por fim, com ela você terá um fluxo de documentação de todo o processo de construção que trará uma maior rastreabilidade das despesas, dos materiais e ferramentas comprados e do fluxo de compradores daquele empreendimento.
De maneira geral, podemos perceber que a aplicação do digital twins consegue trazer inúmeros benefícios para o processo da construção civil. Quando pensamos no contexto além da obra, podemos ver os impactos positivos dessa tecnologia futurística ainda mais de perto através da inteligência artificial, da internet das coisas e de uma arquitetura voltada para o desejo do cliente.
Quais as expectativas para o Digital Twins na construção civil para o futuro?
Ele já é capaz de ajudar as organizações a se manterem à frente da transformação digital e da competitividade de mercado. Como dito anteriormente, esses elementos futurísticos são elementos cruciais na adoção de um processo de construção baseado na demanda gerada pelo usuário do empreendimento, por suas preferências, personalizações e experiências dos clientes.
Esse conhecimento significa que as construtoras podem entregar seus produtos e serviços mais rapidamente, com maior qualidade e eficácia, desde suas funcionalidades até a captação das informações através dos códigos por trás de sua infraestrutura.
Esse tipo de tecnologia não será restrita apenas à construção civil, como também pode ser aplicada a setores como automobilística, engenharia naval, varejo, petroquímico e à saúde. Certamente é uma tecnologia que não pode ser freada e que já faz parte da nossa realidade.
Ela será o diferencial necessário para que a sua empresa se destaque no mercado e consiga captar cada vez mais clientes em diferentes aspectos do seu nicho de atuação.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para sanar as suas dúvidas acerca do digital twins aplicado à construção civil. Caso você queira mais informações sobre o assunto, basta entrar em contato com os especialistas da Ubistart!