Os marketplaces vem registrando um crescimento significativo no Brasil, tanto que até mesmo redes sociais como o Facebook tem investido neste nicho do mercado que ainda deve continuar crescendo com a inclusão digital. Na China, por exemplo, esse tipo de mercado já responde por 90% do faturamento do varejo online e nos Estados Unidos, o segmento representa 33% nas vendas digitais.

O isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19 fez com que muitas empresas passassem a vender seus produtos online. Por falta de uma estrutura própria, muitas delas optam por utilizar a estrutura dos marketplaces. Entretanto, essas plataformas precisam estar atentas a questões importantes para se consolidarem no mercado. Confira 5 dicas para melhorar o seu marketplace:

1 – Tenha um cadastro de produtos organizado

O usuário vai permanecer mais tempo no seu canal e voltar a utilizá-lo, se ele encontrar de maneira fácil e ágil os produtos que deseja. Faça uma boa categorização dos produtos dentro do marketplace, pois isso ajudará na utilização dos filtros de busca.

2 – Tenha preços competitivos

De nada adianta você oferecer uma infinidade de coisas, se é mais caro comprar de você do que na loja física. Lembre-se de que o preço é um dos principais influenciadores na decisão de compra do consumidor, porém, deve haver um equilíbrio para que tanto o vendedor, quando o marketplace tenham uma boa margem de lucro.

3 – Cuide da sua reputação

Se os seus clientes estão falhando no envio dos produtos, é muito provável que o seu marktplace terá a sua reputação afetada. Afinal de contas, as pessoas não querem saber quem foi que enviou o produto, foi no seu canal que elas compraram, portanto é de você que elas vão reclamar. Cumprir o prazo de entrega, ter uma resposta rápida aos chamados e enviar produtos dentro da conformidade são alguns dos cuidados que os vendedores precisam ter.

4 – Tenha uma estrutura escalável

O seu marketplace precisa garantir que seus sellers terão suporte para ampliarem o leque de produtos que oferecem. Além do mais, o seu próprio canal precisa ser capaz de comportar o crescimento tanto de visitas como de novos fornecedores, por isso, é fundamental que o seu sistema seja escalável.

5 – Cuide da apresentação dos produtos

O usuário sempre compra primeiro com os olhos, por isso, a vitrine do seu marketplace precisa ser atraente. A forma como os produtos e as informações são apresentadas precisa ser amigável e despertar o desejo de compra dos produtos. Preze para que os vendedores utilizem boas fotos dos produtos, mostrando todos os aspectos de cada item com imagens de qualidade.

A UBISTART possui a expertise necessária para desenvolver o seu marketplace, de forma otimizada e escalável, para que você tenha uma boa experiência do usuário, seja competitivo e possa se destacar comum sistema seguro e com enorme potencial de crescimento. Desta forma, a UBISTART possibilita a transformação digital de empresas tradicionais, ao entregar novos canais digitais de vendas e relacionamento, que podem incrementar as receitas e ampliar os mercados da organização.

Clique aqui para otimizar ou criar o marketplace da sua empresa!