O Design UX tem se tornado uma parte cada vez mais importante das empresas que se preocupam em criar boas experiências para os seus usuários, e assim, alavancar as suas vendas no mundo digital.
Aprender sobre a UX não é mais uma área restrita aos designers, devido a sua grande funcionalidade no mundo dos negócios, hoje em dia os líderes das empresas também se preocupam muito em saber como funciona e como aplicar o design de usabilidade (UX).
O UX é extremamente importante para que se possa entender como o público se relaciona com o seu produto, com a sua marca, ou com o serviço que você oferece.
Está na experiência que o consumidor tem com o seu produto, o fato de ele voltar a comprar e indicar ou não a sua solução.
Como os projetos de UX são desenvolvidos?
Todos os projetos de UX são desenvolvidos pensando nas pessoas que irão interagir e consumir o determinado produto ou serviço.
Ele compõe um processo que acontece antes, durante e depois da experiência, tendo como foco o comportamento do usuário em suas experiências reais do seu dia a dia.
Desta maneira, qualquer experiência que aconteça entre o consumidor e o produto, é considerada uma UX.
As pessoas quando se dispõem a interagir com um produto ou com um serviço, estão fazendo algum tipo de investimento nisso, seja através do seu tempo, do seu dinheiro, ou da sua energia e em troca, elas querem ter algum tipo de recompensa.
Para que isso possa acontecer de maneira eficaz, é preciso diminuir esse “custo”, e aumentar o seu retorno.
Para que o design UX possa atingir este propósito, é preciso fazer algumas perguntas para que se possa chegar a criação de uma experiência incrível.
São elas:
- Quem está envolvido nesta interação?
- Qual é objetivo que se quer alcançar?
- Quais são as ferramentas utilizadas nessa interação?
- Onde está acontecendo esta interação?
- O que motiva estas pessoas?
- Como esta interação pode os beneficiar?
Com as respostas que forem encontradas para estas perguntas, é possível direcionar para a criação de uma experiência incrível para os seus usuários.
Momento da execução
Agora que você já conhece o seu público alvo, e quais são os elementos necessários para criar um UX que lhes proporcionará uma experiência única, é a hora de colocar as ideias em execução.
O desenvolvimento de um UX design precisa envolver a compreensão da prática, e da interação, para que assim uma boa experiência possa acontecer. Para isso, é preciso conhecer detalhadamente os pontos fortes e também os pontos fracos, assim como a restrição das ferramentas disponíveis.
Ferramentas de aplicação
Entenda agora algumas das ferramentas de aplicação que utilizamos internamente na UBI e que também são utilizadas por demais designers UX do mercado:
- ONBOARDING: processo de imersão com reuniões entre o cliente e a equipe para compreensão da necessidade, concorrentes atuais e informações gerais.
- BENCHMARKING: Nesta etapa, é realizada uma pesquisa de plataformas de mercado que se aproximem da solução desejada pelo cliente, a fim de servir como referência para insights positivos e negativos.
- PERSONA E MAPA DE JORNADA : As personas são criadas para aprofundar os perfis de uso da solução digital, somada a construção de jornadas que estas personas poderão fazer dentro da solução, facilitando a identificação das funcionalidades necessárias para aumentar a experiência de usuário.
- MAPA DE FUNCIONALIDADES: O mapa de funcionalidades – ou fluxograma – é uma forma gráfica de representar a estrutura da solução, suas telas e a relação que cada funcionalidade/página tem com as outras.
- LAYOUT: O layout é construído com base nas etapas anteriores, a fim de criar uma interface que se comunique de maneira eficiente, transparecendo os valores que a empresa deseja.
Como aplicar Design UX na sua empresa
Para que você possa aplicar UX no seu negócio, é necessário que você pense como um designer UX, para isso é importante que você esteja sempre aberto a aprender sobre tudo o que está ao seu redor, ser altamente empático com as pessoas, e procurar se manter sempre curioso sobre as necessidades das pessoas.
Para isso, é muito importante que você aprenda e pergunte mais sobre as pessoas que utilizam o seu produto ou serviço, entenda como você pode criar as interações e quais são as restrições, coloque sempre em primeiro lugar o seu público alvo no desenvolvimento do UX.
O UX pode ser um grande diferencial para que um negócio realmente dê certo e atinja um grande público fiel.
Quando você parar para pensar sobre estas questões que envolvem todos os processos para o desenvolvimento da UX, você consegue conhecer mais detalhadamente o seu produto ou serviço, e com isso identificar quais são os pontos fortes para serem focados, e os pontos fracos que precisam ser melhorados.
Desta maneira você pode ter uma interação direta com o seu consumidor final e ouvir o que eles realmente procuram, assim, você pode desenvolver o seu projeto totalmente voltado para o que o seu consumidor procura ter como experiência.
Isso, além de fidelizar o seu consumidor, ainda abre portas para ele faça o marketing para você, compartilhando com outras pessoas a experiências incrível que ele teve com o seu produto. E assim, cada vez mais aumentar o seu público.Agora que você já sabe como aplicar o Design UX na sua empresa, não perca mais tempo. Caso você queira saber mais sobre este assunto, não deixe de baixar o Guia Prático com ferramentas de Design UX que iremos disponibilizar logo logo. Acompanhe nosso blog!