Com o mercado cada vez mais competitivo ainda pairam dúvidas sobre as opções de montar um time para desenvolvimento de software, comprar uma solução já disponível no mercado ou contratar uma empresa especializada.


Montar um time de desenvolvedores vai demandar um processo de seleção. Além disso, tem o tempo para treinar a equipe e um sistema pronto pode não atender a crescente necessidade de mudanças.


Algumas empresas até possuem o seu time de TI. Contudo, acabam sobrecarregadas com o planejamento estratégico e o desenvolvimento de sistema, o que dificulta o cumprimento de prazos.


Por todas essas questões acima, este artigo vai lhe mostrar como contratar uma empresa de desenvolvimento de software, a partir dos seguintes pontos:

  • Qual a necessidade de se contratar uma empresa de desenvolvimento?
  • Etapas da contratação
  • O que deve pesar na sua escolha


Qual a necessidade de se contratar uma empresa de desenvolvimento?


Apesar das várias soluções que já existem no mercado, prontas para ser usadas, o que deve ser levado em consideração é que a tendência. Decerto, atualmente a tendência é proporcionar experiências aos clientes.


Essas experiências vão marcá-los de forma positiva e significativa e contratando uma fábrica de software. Ademais, ela poderá trabalhar no desenvolvimento de uma solução customizada.


Ao contratar uma empresa especializada, ela fica responsável por realizar as pesquisas e saber quais as necessidades do público naquele momento. Ademais, é necessário a realização de testes e melhorias ao sistema.


Etapas da contratação


No processo de contratação de uma fábrica de programas, é necessário passar por algumas etapas que lhe guiarão em uma escolha mais adequada ao que sua empresa realmente precisa.


É importante um primeiro contato com algumas empresas selecionadas, assim você poderá conhecê-las um pouco mais e verificar se elas trabalham de acordo com sua linha de pensamento.


Após a escolha, é hora de a empresa escolhida fazer um diagnóstico e entender o que pode fazer para atender à sua necessidade e de seus clientes, se é preciso trabalhar no desenvolvimento de aplicativo, por exemplo.


As fases que se seguem são o planejamento, incluindo todas as metas, a criação de um protótipo para a realização de alguns ajustes e, em seguida, o início do desenvolvimento.


Concluída essa parte, o software passa para a fase de publicação, sendo que, dependendo da necessidade, ele pode ser disponibilizado inicialmente de forma limitada, para a verificação de possíveis falhas.


É claro que o trabalho não para por aí e os fornecedores de software devem oferecer um suporte constante, a fim de que as funcionalidades do sistema continuem respondendo de forma positiva.


O que deve pesar na sua escolha


Antes de contratar uma fábrica de sistemas, você deve levar alguns pontos em consideração como o propósito do software a ser desenvolvido e as empresas que se encaixam com ele.


A definição do orçamento disponível também é importante, pois você pode descartar as empresas que estão além do que você pode gastar. Também é bom definir se é melhor trabalhar com o pacote fechado ou entrega contínua.


Outro ponto chave é que a conversa com a empresa não envolva apenas a tecnologia como assunto, pois, é preciso que ela também tenha uma visão de negócio. Assim, entregará um produto que vai se destacar no mercado.


O mundo dos negócios exige cada vez mais das empresas. Decerto, é preciso oferecer experiências marcantes aos clientes e uma fábrica de software deve entender de estratégias de mercado.


A UBISTART desenvolve soluções personalizadas e que estão inseridas em uma cultura de inovação que faz parte da filosofia da empresa. E nisto, estão envolvidos a análise do negócio, design de experiências e tecnologia.


Está difícil encontrar a melhor alternativa para desenvolver a solução que você precisa? Nós somos a empresa que pode resolver o seu problema! Preencha o formulário abaixo e receba o contato de um de nossos consultores comerciais.

Veja também o nosso artigo sobre como contratar um time de desenvolvimento!