Como encontrar um bom CTO

Como encontrar um bom CTO


Já dissemos em outra oportunidade que há diferença (e no que essa diferença se baseia) entre líder técnico, GP e CTO. O CTO é entre esses agentes um dos mais fundamentais para que uma empresa consiga alcançar a desejada transformação digital, porque é ele que faz com que essas modificações ocorram e pensa em todas elas para a instituição em questão. Clique aqui e saiba qual a diferença entre um líder técnico, GP e CTO

Agora, é necessário entender quem é esse profissional, o que ele faz e mais importante: é fundamental saber como encontrar um que seja de fato bom para a sua empresa.

Para te ajudar nessa missão nós resolvemos definir o papel o que é CTO e claro, te dar as dicas certas para achar no mercado aquele que vai atender bem às suas demandas e necessidades. Vem conferir as nossas orientações!


Entenda quem é o CTO

Caso você não saiba quem é o CTO, aí vai: O CTO atua juntamente com o CEO para suportar a visão de negócios da empresa através da tecnologia. Mais do que prever infraestrutura, o CTO planeja e põe em prática iniciativas (com alto grau tecnológico) para aproximar a empresa e, assim, fazer com que a mesma atinja seus objetivos estratégicos.

É ele que faz com que o negócio alcance sem demora a sua transformação digital, para poder se tornar mais competitivo, mais assertivo com seu público alvo, mais produtivo, mais econômico e mais avançado do que os demais que atuam no mesmo setor! Deste modo, podemos dizer que a transformação digital nada mais é do que uma consequência de aplicar as tecnologias corretas nos momentos oportunos.

Estamos falando, portanto, de um indivíduo que deve não ser apenas competente na área de tecnologia, mas deve ser bom também em desenvolvimento empresarial e precisa ser um conciliador para fechar as suas propostas com as demais áreas do negócio, fazendo com que ele caminhe e avance de maneira contínua, sem titubear!


Pontos fortes que o CTO deve apresentar

Para você contratar um CTO é muito importante que o profissional seja diferenciado de verdade, e entre as qualidades que ele tem que ter podemos elencar…

  •         A experiência – O ideal é que ele seja uma pessoa realmente experiente nesse mercado, já tendo atuado na mesma função em outros negócios. Se não for assim ele vai ter dificuldade em ter ideias para desenvolver seu projeto de transformação tecnológica, encontrando complicações também para superar os desafios que obviamente vão aparecer em um momento ou em outro;
  •         A diplomacia – Como ele não vai fazer só a gestão da tecnologia é importante que ele seja um conciliador nato. Caberá a ele também a gestão dos negócios e das pessoas de diversas áreas da empresa, então se ele não for um sujeito que lide bem com essa posição de liderança a tendência é que ocorram problemas de variadas ordens;
  •         A capacidade administrativa – Ele precisa entender como administrar bem seus recursos humanos, técnicos e capitais, para ser capaz de alcançar os seus objetivos fazendo a empresa sempre crescer, sem ter que encarar problemas ou dificuldades por atitudes impensadas ou desconsideradas;
  •         A fé – O CTO precisa acreditar no seu projeto de verdade. Ele precisa ser uma pessoa autoconfiante e muito bem centrada, para não exitar quando os obstáculos aparecerem e para tomar as suas ações com pulso firme, para que elas de fato possam produzir resultados diferenciados, de acordo com o que era desejado;


Podemos dizer sem medo de errar que o CTO é uma figura importantíssima dentro dos avanços que uma empresa tem que ter para sobreviver no mercado e avançar de forma contínua, e sem ele fica difícil conseguir ter um projeto de inovação tecnológica consistente, que de fato aconteça e seja positivo para o negócio em questão.

Agora, se você não tiver um CTO pode e deve contar com a ajuda de empresas que tenham o trabalho de tecnologia dos negócios, para poder auxiliar a sua a avançar nesse caminho de inovação e de crescimento, que é tão necessário, mas também tão complicado de se fazer acontecer!

Por fim, sugerimos contar com uma empresa  que também seja bem consolidada nesse mercado e ofereça a assistência que a sua precisa para chegar onde você quer que ela chegue! Nesse caso a necessidade do CTO se torna bem menor, porque você vai ter o apoio que necessita para que sua empresa avance! Não deixe de se cadastrar em nossa newsletter para saber mais sobre o tema!

.

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.