Entenda o 3 tipos de inovação: processual, radical e disruptiva

Entenda o 3 tipos de inovação: processual, radical e disruptiva

A rápida evolução da tecnologia tem impulsionado a necessidade de inovação constante em empresas de todos os setores. E muito mais agora com o artifício da inteligência artificial, como ferramenta de trabalho. No cenário atual, as empresas que desejam se destacar e manter uma vantagem competitiva precisam estar atentas a diferentes tipos de estratégias de inovação.

No contexto de projetos de tecnologia, três tipos de inovação se destacam: inovação processual, inovação radical e inovação disruptiva. Neste artigo, vamos explorar cada um desses tipos de inovação e entender como eles podem ser aplicados para impulsionar seus projetos, empresas e novos negócios.

Ao longo do artigo, também faremos algumas referências a projetos de software customizados, sejam eles para aplicar em transformação digital ou como estratégia de novos produtos ou projetos digitais.

Inovação Processual

A inovação processual refere-se a melhorias incrementais nos processos existentes, visando aumentar a eficiência, reduzir custos e otimizar operações. Isso pode envolver a reestruturação de fluxos de trabalho, adoção de novas tecnologias, automação de tarefas repetitivas ou a implementação de métodos mais eficazes de gerenciamento.

Este tipo de inovação, visa otimizar a maneira como as coisas são feitas dentro de uma organização, resultando em um melhor desempenho geral e maior competitividade no mercado.

Aqui na Ubistart, quando falamos de inovação processual, a identificamos como uma estratégia de transformação digital para clientes internos. Dessa forma, conversamos constantemente com clientes que buscam dar um próximo passo, além das planilhas de excel e Google.

Muitas vezes, os processos destas empresas estão limitados a controles por planilhas ou até mesmo, não tem nenhum tipo de controle. Então, a construção de uma plataforma ou sistema customizado para gerenciar esses processos manuais, pode ser considerado como uma inovação processual.

Um exemplo pode ser uma empresa de logística que faz todo o acompanhamento de cargas e entregas por planilha. Neste caso, poderia ser implementado um sistema para acompanhamento em tempo real destas entregas, aliado a um BI (Business Inteligence, relatório de inteligência) para ver estatísticas de entregas, atrasos, gargalos operacionais e apoiar na tomada de decisão.

Ou seja, uma melhoria de processos significa que a empresa pode sofisticar um processo manual e com baixo controle de dados, acompanhando todas as suas etapas com maior eficiência.

Inovação Radical

A inovação radical envolve mudanças significativas e disruptivas nos produtos, serviços ou processos de uma empresa. Ela envolve desde a criação de algo 100% novo, até melhorias incrementais, introduzindo uma abordagem diferente para um mercado já conhecido.

Um bom exemplo seria criar uma nova experiência digital de compra de uma indústria têxtil para seus clientes varejistas. O produto de venda ainda é o mesmo (vestuário), mas a experiência de venda e relacionamento com o cliente foi transformada.

Trazendo para o universo Ubistart, nós olhamos essa linha de inovação como um pilar, denominado estratégia digital, onde empresas consolidadas querem criar novos produtos ou novas formas de vendê-los utilizando a tecnologia em forma de aplicativos, sistemas, marketplaces, dentre outros.

Aqui também podemos incluir as startups que buscam viabilizar novas funcionalidades ou até mesmo uma solução desenvolvida do zero, customizada especialmente para o seu modelo de negócio.

Ainda sim, você pode se perguntar: existem riscos e incertezas no modelo de inovação radical? Sim, mas não tão críticos quanto na inovação disruptiva, sobre a qual iremos falar logo mais abaixo.

A inovação radical tem impacto na criação de novas oportunidades de negócios, na mudança do comportamento de compra ou na consolidação de empresas que não se mobilizaram para reinventar seus produtos ou serviços.

Entretanto, ainda assim, o esforço para fazer parte de uma fatia do mercado, trabalhando com a inovação radical, é menor se formos comparar com as estratégias utilizadas na inovação disruptiva.

Em resumo, você deve entender como inovação radical produtos e serviços que vão oferecer de uma forma diferente a experiência que eles ofertavam anteriormente. Câmeras digitais, smartphones, transporte privado e internet são alguns exemplos. 

Inovação Disruptiva

Por fim, temos a inovação disruptiva, que ocorre quando uma nova tecnologia ou abordagem cria um mercado completamente novo, muitas vezes substituindo produtos ou serviços existentes.

Com o recente “boom” do mercado de tecnologia, as startups ganharam destaque e se encaixam perfeitamente neste nicho, trazendo coisas novas e que impactam diretamente no comportamento de consumo.

Isso acontece por serem formadas por um indivíduo ou grupo de pessoas que buscam criar um modelo de negócios:

  • escalável (que cresce com uma operação enxuta);
  • repetível (consegue replicar o produto sem necessidade de criar uma linha de produção complexa);
  • e com alto grau de incerteza (inovação disruptiva).

Neste conceito vemos que a startup, em sua essência, busca impactar positivamente o mercado com soluções que até então não existiam ou eram resolvidas de forma morosa. Assim temos, Netflix, Facebook, Airbnb, Waze e Google, como exemplo de grandes corporações que, antes de existirem como são hoje, já foram startups.

Neste sentido, elas exploraram um mercado com uma lacuna imensa e percorreram um caminho árduo no início, pois precisaram mostrar para os usuários o impacto positivo que suas soluções iriam provocar. Porém, a grande prazo, bom, não precisamos nem dizer… Claramente, tiveram extremo sucesso.

Para este tipo de inovação, grande parte dos nossos clientes são startups, que apoiamos na validação dos seus objetivos, com a construção da tecnologia digital, fazendo com que alcancem a fatia do mercado que tanto buscam.

Como a Ubistart pode impulsionar a inovação na sua empresa

Em um cenário altamente competitivo e em constante evolução, a inovação é essencial para o sucesso de projetos de software customizados. Através dos tipos de inovação processual, radical e disruptiva, as empresas podem criar soluções únicas, eficientes e voltadas para o futuro.

A Ubistart, com sua experiência e expertise em desenvolvimento de software customizado, está pronta para ser sua parceira nesta jornada de inovação. Seja ao adotar práticas ágeis, explorar tecnologias revolucionárias ou encontrar oportunidades de mercado que ainda não foram desbravadas, a Ubistart oferece os serviços e o conhecimento necessários para levar seus projetos de software customizados ao próximo nível.

O sucesso na construção de projetos de software customizados está diretamente ligado à capacidade de inovar e se adaptar. Através da parceria com a Ubistart, sua empresa estará bem posicionada para enfrentar os desafios do mercado atual e construir soluções de software que impulsionem o crescimento e o sucesso a longo prazo.

Quer aplicar a transformação digital na sua empresa? Pode contar conosco para oferecer um time de inovação que vai construir uma solução personalizada para o seu negócio. Entre em contato e fale com um de nossos consultores!

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.