Hoje, o React Native é um dos frameworks mais populares para a construção de aplicativos móveis, e há uma razão para isso. Afinal, essa tecnologia nos permite gerar apps tanto para Android como para iOS, utilizando o mesmo código.
Dessa forma, ele acaba resolvendo o problema que muitas empresas enfrentam quando precisam manter seus aplicativos desenvolvidos em duas plataformas diferentes.
Se você ainda não utiliza este framework e quer saber um pouco mais sobre o assunto, acompanhe os tópicos abaixo e confira nosso artigo:
- Por que utilizar o React Native?
- Aplicativos que já foram desenvolvidos com o framework
- Por onde devo começar?
- React Native e as tendências
Por que utilizar o React Native?
Bom, podemos começar usando o argumento de que React Native é uma estrutura multiplataforma, desenvolvida pelo Facebook, baseada no seu outro framework chamado React JS.
Sendo assim, um dos seus grandes diferenciais é a utilização de componentes de IU nativos do dispositivo que executa o aplicativo, bem como a utilização de APIs nativas.
Ou seja, ele realmente utiliza recursos nativos do dispositivo, diferentemente de alguns outros frameworks que rodam o app em um browser camuflado de aplicativo.
Além disso, o React Native tem uma extensa comunidade, o que é muito bem vindo quando surge aquele bug sinistro, mas que provavelmente já foi resolvido por alguém em algum lugar da terra.
Aplicativos que já foram desenvolvidos com o framework
Além do próprio aplicativo do Facebook e Instagram – o que já demonstra o quão escalável é a arquitetura do framework – temos algumas outras referências como Pinterest, Discord, Skype, Uber Eats, Airbnb e nacionais como Nubank e Mélius.
Para conferir a lista de algumas das maiores empresas que utilizam React Native, você também pode acessar a página do framework, no Showcase. Lá, você vai se surpreender com a quantidade de empresas que fazem uso dele.
Por onde devo começar?
O React Native utiliza como linguagem base o JavaScript, logo o primeiro passo é entender como esta linguagem funciona. Assim, podemos recomendar a plataforma Learn JavaScript.
Lá, é possível ter acesso a um conteúdo gratuito e bastante didático para quem quer ter um pouco mais de embasamento sobre o JavaScript e não sabe por onde começar.
Além dela, O Codecademy também possui um bom conteúdo gratuito, tanto para quem quer aprender sobre JavaScript quanto para que entender sobre React em geral.
Ambas as plataformas possuem uma IDE online e todos os exercícios são interativos. O que, apesar de não ajudar muito na construção de um ambiente próprio de desenvolvimento, acelera o aprendizado da linguagem e do framework.
Já para quem não consegue encontrar informações suficientes sobre como construir seu próprio ambiente de desenvolvimento, é possível acessar o site da Rocketseat.
Ferramentas para o desenvolvimento mobile
Outra ferramenta legal para quem for se aventurar no desenvolvimento mobile com React Native é o Expo, que permite que você instale o aplicativo no seu próprio smartphone através de QR Code.
Isso é legal por dois motivos: primeiro, nem todas as máquinas rodam bem emuladores de sistema Android, e muito menos ainda emuladores de iOs. Além disso, é notório que esse tipo de abordagem consome muita memória RAM da máquina.
Você já deve conhecer aquele famoso “fecha tudo e não abre mais nada”. Logo, a possibilidade de realizar o build e instalar como app em um smartphone de verdade já soluciona muita dor de cabeça.
O segundo motivo é que fica mais fácil de incluir o seu cliente, PO, gestores do projeto etc, no processo de desenvolvimento. Dessa forma é criada uma experiência real de como está o andamento do app, facilitando a fase de testes.
React Native e as tendências
Como podemos ver até aqui, realmente o React Native vem ditando tendências no mundo do desenvolvimento mobile, já que é um dos frameworks mais fortes para desenvolvimento híbrido.
Ao que tudo indica, ele ainda vai se manter por muito tempo como um dos 3 top frameworks do mercado, já que possui uma extensa comunidade, além do Facebook como mantenedor.
Então, se você está se questionando se vale a pena investir no aprendizado de React Native, a resposta é afirmativa. Pois, apesar de existirem alguns concorrentes à altura, como é o caso do Flutter da Google, o React Native não deve perder o domínio do mercado tão cedo.
Aqui na Ubistart, também utilizamos o React Native e sempre temos oportunidades para desenvolvedores com conhecimento sobre o framework. Se você é uma dessas pessoas, clique aqui e cadastre seu currículo!