Gestão de pessoas dentro do modelo remoto

Gestão de pessoas dentro do modelo remoto


O ano de 2020 foi marcado por acontecimentos inesperados. Foi preciso incorporar novos hábitos e o simples ato de sair de casa, passou a ser destinado a momentos extremamente necessários, devido a pandemia.


Nesse cenário de isolamento social, as empresas adotaram a única forma possível de dar continuidade aos trabalhos: incorporando o home office.


Esse tipo de trabalho já era tendência, mas teve maior difusão neste momento de urgência. E ainda que o mundo retorne aos parâmetros de antes, inegavelmente a jornada de trabalho não voltará aos moldes tradicionais dos escritórios físicos.


Afinal, o trabalho remoto apresenta benefícios tanto para as organizações como para os colaboradores.


Mas, mesmo que esse modelo apresente excelentes soluções, os resultados só acontecem de forma consistente quando a equipe recebe acompanhamento dos seus gestores.


Gerenciar pessoas dentro do modelo remoto pode ser desafiador e, por isso, trouxemos, nesse post, informações essenciais para que você entenda como funciona a gestão de pessoas no modelo remoto.


Veja os tópicos que separamos:

  • Como funciona a gestão de pessoas no modelo remoto
  • Desafios para os gestores
  • Desafios para os colaboradores
  • Gerindo a equipe remotamente com sucesso


Como funciona a gestão de pessoas no modelo remoto


A gestão de pessoas, no modelo remoto, permite que o RH possa acompanhar a equipe mesmo atuando fora das dependências do escritório.


Por conta dos avanços tecnológicos, essa modalidade de gestão precisou ser explorada.


Para ela, alguns aspectos são fundamentais como clareza na comunicação, definição de horários, prazos bem estabelecidos, reuniões cotidianas e meios de comunicação online.


A gestão remota funciona proporcionando autonomia aos funcionários, aumentando a produtividade e criatividade. Mas dominar esse modelo significa lidar com desafios. Acompanhe a seguir alguns deles.


Desafios para os gestores na gestão remota


O trabalho remoto tem beneficiado empresas e gestores com economia de recursos, investimentos em espaços físicos, maior produtividade da equipe, conforto para colaboradores e, consequentemente, equipe mais engajada. Porém, alguns desafios surgem nesse processo.


Falta de ferramentas adequadas, manutenção da agenda de treinamentos bem como reuniões, integração entre a equipe e adaptação das tarefas fora da empresa podem ser alguns dos impasses para a gestão remota.


E nesse contexto, um dos principais desafios é não poder supervisionar em tempo real a rotina da equipe. Assim, surge a insegurança de saber como o colaborador está produzindo.


Desafios para os colaboradores na gestão remota


Da mesma forma, toda equipe passa a ter dificuldades para superar, ao adotar o modelo de trabalho remoto.


Para os colaboradores, é preciso ter domínio com a utilização de algumas ferramentas digitais, além de conseguir manter a produtividade em outro ambiente, mesmo que haja distrações.


Outro fator desafiador é a entrega de resultados dentro do cronograma e com a qualidade que a empresa espera.


Contudo, esse tipo de trabalho proporciona melhor qualidade de vida, ritmo menos acelerado, conforto, possibilidade de estar mais próximo da família e de assumir vagas disputadas em grandes cidades, mesmo morando em qualquer parte do país.


Gerindo a equipe remotamente com sucesso


O primeiro passo para uma gestão eficiente, a distância, é retirar a insegurança de visar a supervisão das tarefas e focar na entrega de resultados.


Por isso, é importante definir bem as metas, os prazos desejados e manter uma comunicação continua com a equipe, a fim de sanar todas as dúvidas.


E por falar em comunicação, essa é uma prática que precisa ser frequente para que o home office não pareça um trabalho isolado e distante.


Tal distância pode ser superada com uso de ferramentas tecnológicas, como aplicativos de mensagens instantâneas, vídeo chamadas e recursos para sanar dúvidas, como os fóruns elucidativos e tutoriais educativos das tarefas.


Além do mais, é importante estimular a equipe a manter a rotina seguindo os horários estabelecidos para reuniões, treinamentos, pausas de descanso e almoço. Isso ajudará a manter a produtividade sem comprometer o desempenho dos colaboradores.


Com certeza, o trabalho remoto pode ter todo acompanhamento dos gestores e está mais próximo da vida contemporânea.


Acreditamos que a gestão remota eficiente é o ponto inicial para o sucesso do home office. Portanto, a Ubistart disponibiliza vagas de trabalho remoto. Acesse nossa página e preencha o formulário para nossas oportunidades!

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.