As habilidades do futuro estão sendo cada vez mais requisitadas.
Estamos vivendo em uma sociedade cada vez mais dinâmica e complexa, em rápida transformação.
Os desafios são inúmeros, em um contexto que a demanda por inovação não tem fim e só tende a aumentar com o surgimento de novas tecnologias.
Dessa forma, os líderes contemporâneos precisam ter consciência do ambiente globalizado e digital crescente para fazer o que máquinas, mesmo com a inteligência artificial, não fazem: ter empatia, conexão e traçar estratégias.
Você sabe quais competências são necessárias para o líder do futuro? Separamos as 5 mais importantes que todo líder deverá ter. Acompanhe os tópicos!
- Inovação
- Pensamento crítico
- Decisão alicerçada em dados
- Mindset digital
- Resiliência
Inovação
Passar por um processo de transformação digital tão significativo nos últimos anos e não estar atento a ter espírito inovador é quase impossível.
Por isso, para os líderes do futuro, uma das principais competências exigidas será a inovação. Assim, receber novas ideias, encontrar soluções alternativas e pensar fora da caixa, significa ter coragem e habilidade para lidar com o desconhecido.
E como estamos em constantes mudanças, cada vez mais velozes, o desenvolvimento dessa habilidade será essencial.
Vale ressaltar que ser inovador não precisa, necessariamente, criar ou ter uma atitude inédita. A inovação também está no aprimoramento e na capacidade de resolução de conflitos.
Pensamento crítico
Apesar de estarmos inseridos em uma tendência de automatizar processos, necessitamos do pensamento crítico para analisar as atitudes mais adequadas de acordo com a situação.
E essa competência, por mais que haja evoluções tecnológicas, será sempre esperada dos colaboradores, sobretudo dos líderes, que são condutores de toda a equipe. Até porque, ferramentas digitais de nada adiantam se o senso crítico não estiver presente como balizador das vantagens estratégicas e decisões.
Habilidades do futuro: Decisão alicerçada em dados
As resoluções de um líder precisam ser assertivas, pois os passos adotados podem prejudicar a entrega da equipe e, consequentemente, os resultados da empresa.
Assim, um líder precisa ter suas decisões pautadas em dados consistentes e que representem uma base sólida para os anseios da empresa.
Isso também será refletido no desempenho e engajamento de toda equipe, a qual terá mais motivação ao perceber que as estratégias adotadas são sólidas e extraídas de informações lógicas da empresa.
Mindset digital
Um pensamento relacionado ao uso de novas tecnologias é fundamental para incorporar mudanças nas organizações.
Inegavelmente, difundir a cultura organizacional é papel dos líderes, os quais serão responsáveis para que os demais colaboradores entendam e trabalhem com novos processos, aumentando a produtividade.
Mas isso não é possível sem um mindset digital, sem o entendimento de reprogramar a mentalidade para a mudança de paradigma. Isso envolve não só usar ferramentas digitais, mas ter uma gestão atuante, que estimula a autonomia e o aprendizado contínuo.
Habilidades do futuro: Resiliência
A resiliência significa ter capacidade para superar obstáculos e então contornar as adversidades, superando-as rapidamente.
Por isso, essa competência é fundamental para os líderes que vivem um contexto de mudanças constantes. Será preciso se reerguer rapidamente em uma crise, achar soluções rápidas para os problemas diários e não deixar se abater pelos empecilhos.
Essas são as principais competências que um líder do futuro precisará ter, para ser um profissional de reconhecimento no mercado.
E você? Está preparado para o futuro? Se não, conte com as melhores soluções digitais para atualizar sua empresa. Então, conheça a Ubistart e entenda como podemos te ajudar a se manter competitivo e relevante. Clique aqui e saiba mais.