O cenário de um mercado mais produtivo está abrindo espaço para um novo conceito: o de Indústria 4.0 ou 4ª revolução industrial.
A Indústria 4.0 tem o potencial de melhorar os resultados, diminuir custos e tempo para solucionar problemas.
E ao contrário do que muita gente pensa, esse não é um acontecimento do futuro e sim do agora.
Por isso, é extremamente necessário entender o potencial da Indústria 4.0, bem como suas implicações nos negócios.
Nesse sentido, trouxemos o conceito da Indústria 4.0, as principais tecnologias que estão sendo utilizadas e como essa revolução tem ganhado espaço nas empresas, servindo de estratégia para se manter cada vez mais competitiva. Veja o que você vai encontrar:
- O que é Indústria 4.0
- Por que ela é chamada de 4ª revolução industrial?
- Prepare sua empresa e se atualize
O que é Indústria 4.0
O conceito de Indústria 4.0 diz respeito a integração de novas tecnologias digitais e automação industrial.
Isso envolve o uso de tecnologias como big data, cyber segurança, inteligência artificial, internet das coisas, computação em nuvem, robótica, machine learning, integração de sistemas, entre outros.
A utilização dessas ferramentas tem como objetivo digitalizar as atividades industriais, melhorando os processos, deixando-os mais eficientes, customizáveis e aumentando a produtividade.
Com a implantação da Indústria 4.0, muitos benefícios têm sido alcançados, como o aumento da capacidade produtiva de micro, pequenas e médias empresas.
Além disso, com a modernização dos processos industriais, os gestores poderão ter uma visão mais estratégica dos negócios, reduzindo custos e desenvolvendo a cultura organizacional da empresa.
Por que ela é chamada de 4ª revolução industrial?
A Indústria 4.0 é uma continuação do aperfeiçoamento das máquinas. Um processo que teve inicio na primeira Revolução Industrial.
A primeira revolução industrial foi marcada pelo advento da eletricidade e de máquinas a vapor.
Já a segunda, foi marcada pela produção em massa, o uso de navios de aço a vapor, o desenvolvimento de grandes ideias, como o avião e a refrigeração mecânica.
A mais recente, a terceira, levou a um grande desenvolvimento e uso de produtos tecnológicos, sobretudo aqueles ligados aos meios de comunicação. Principalmente à internet.
E nesse momento, estamos em andamento da 4ª revolução industrial, a qual sobrepõem características diferentes das outras, devido à sua escala, seu alcance e sua complexidade.
Certamente, essas transformações desencadeadas pela Indústria 4.0 são diferentes de tudo que já experimentamos em outras revoluções. Dessa forma, é essencial que sua empresa esteja preparada.
Prepare sua empresa e se atualize
É inevitável não pensar em como as mudanças assustam, mas é preciso incorporar esses novos paradigmas, já que eles vieram para ficar e agregar valor aos negócios.
Por conta disso, para preparar sua empresa, estruture um projeto para adaptar os processos da organização com o uso de novas tecnologias.
Mas não se esqueça que essa mudança precisa estar totalmente atrelada a cultura organizacional da empresa. Assim, de nada adianta implementar novas ferramentas se seus funcionários não forem treinados para utilizá-las.
Além disso, extraia o melhor dos dados. Analise-os e faça deles o pilar principal para organizar as decisões, a fim de serem mais assertivas.
Por fim, busque soluções para automatizar processos e deixar sua equipe mais livre para tarefas criativas, estando aberto para novidades que agregam ao negócio.
Precisa de ajuda para preparar sua empresa? Conte com a Ubistart! Oferecemos soluções digitais personalizadas para sua empresa acompanhar a Indústria 4.0.
Entre em contato e saiba como podemos te ajudar!