O que é Indústria 4.0 e como preparar sua empresa

O que é Indústria 4.0 e como preparar sua empresa


O cenário de um mercado mais produtivo está abrindo espaço para um novo conceito: o de Indústria 4.0 ou 4ª revolução industrial.

A Indústria 4.0 tem o potencial de melhorar os resultados, diminuir custos e tempo para solucionar problemas.

E ao contrário do que muita gente pensa, esse não é um acontecimento do futuro e sim do agora.

Por isso, é extremamente necessário entender o potencial da Indústria 4.0, bem como suas implicações nos negócios.

Nesse sentido, trouxemos o conceito da Indústria 4.0, as principais tecnologias que estão sendo utilizadas e como essa revolução tem ganhado espaço nas empresas, servindo de estratégia para se manter cada vez mais competitiva. Veja o que você vai encontrar:

  • O que é Indústria 4.0
  • Por que ela é chamada de 4ª revolução industrial?
  • Prepare sua empresa e se atualize


O que é Indústria 4.0


O conceito de Indústria 4.0 diz respeito a integração de novas tecnologias digitais e automação industrial.


Isso envolve o uso de tecnologias como big data, cyber segurança, inteligência artificial, internet das coisas, computação em nuvem, robótica, machine learning, integração de sistemas, entre outros.


A utilização dessas ferramentas tem como objetivo digitalizar as atividades industriais, melhorando os processos, deixando-os mais eficientes, customizáveis e aumentando a produtividade.


Com a implantação da Indústria 4.0, muitos benefícios têm sido alcançados, como o aumento da capacidade produtiva de micro, pequenas e médias empresas.


Além disso, com a modernização dos processos industriais, os gestores poderão ter uma visão mais estratégica dos negócios, reduzindo custos e desenvolvendo a cultura organizacional da empresa.

Por que ela é chamada de 4ª revolução industrial?


A Indústria 4.0 é uma continuação do aperfeiçoamento das máquinas. Um processo que teve inicio na primeira Revolução Industrial.


A primeira revolução industrial foi marcada pelo advento da eletricidade e de máquinas a vapor.


Já a segunda, foi marcada pela produção em massa, o uso de navios de aço a vapor, o desenvolvimento de grandes ideias, como o avião e a refrigeração mecânica.


A mais recente, a terceira, levou a um grande desenvolvimento e uso de produtos tecnológicos, sobretudo aqueles ligados aos meios de comunicação. Principalmente à internet.


E nesse momento, estamos em andamento da 4ª revolução industrial, a qual sobrepõem características diferentes das outras, devido à sua escala, seu alcance e sua complexidade.


Certamente, essas transformações desencadeadas pela Indústria 4.0 são diferentes de tudo que já experimentamos em outras revoluções. Dessa forma, é essencial que sua empresa esteja preparada.

Prepare sua empresa e se atualize


É inevitável não pensar em como as mudanças assustam, mas é preciso incorporar esses novos paradigmas, já que eles vieram para ficar e agregar valor aos negócios.


Por conta disso, para preparar sua empresa, estruture um projeto para adaptar os processos da organização com o uso de novas tecnologias.


Mas não se esqueça que essa mudança precisa estar totalmente atrelada a cultura organizacional da empresa. Assim, de nada adianta implementar novas ferramentas se seus funcionários não forem treinados para utilizá-las.


Além disso, extraia o melhor dos dados. Analise-os e faça deles o pilar principal para organizar as decisões, a fim de serem mais assertivas.


Por fim, busque soluções para automatizar processos e deixar sua equipe mais livre para tarefas criativas, estando aberto para novidades que agregam ao negócio.


Precisa de ajuda para preparar sua empresa? Conte com a Ubistart! Oferecemos soluções digitais personalizadas para sua empresa acompanhar a Indústria 4.0.

Entre em contato e saiba como podemos te ajudar!

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.