Intraempreendedorismo na era da inovação

Intraempreendedorismo na era da inovação


Intraempreendedorismo como ferramenta. O termo inovação não se refere mais apenas à criação de tecnologia em grandes empresas. Hoje, ela também envolve o desenvolvimento profissional.


Há algum tempo atrás a inovação nas empresas era vista apenas como um instrumento para o surgimento de novas tecnologias. Decerto, ela contribuiu bastante nesse sentido. Mas, com o mercado consumidor cada vez mais exigente e o nível de competitividade dos concorrentes crescendo a cada dia, o segmento de inovação trouxe à tona novas ferramentas. Tais ferramentas são capazes de impulsionar o desenvolvimento das empresas.


Seguindo o caminho de grandes empresas, a RANDON também vem fazendo uso dessas ferramentas como o intraempreendedorismo. Indubitavelmente, ele nada mais é do que o já conhecido empreendedorismo do mundo dos negócios, só que desta vez, realizado dentro de empresas já estruturadas.


Ele acontece de forma que os próprios colaboradores trabalhem em ações que proporcionem melhorias e aperfeiçoem metodologias de trabalho já utilizadas. E foi analisando o momento atual em que se encontra tanto o mercado, quanto a sociedade, que a RANDON resolveu promover uma transformação cultural interna. Além disso, focar no desenvolvimento profissional dos seus colaboradores bem como no reposicionamento da sua marca.


O processo de transformação

Trabalhando atualmente como business partner corporativo da RANDON, Bruno Bazanella fala um pouco sobre esse processo de transformação e o porquê dele ser tão necessário no cenário atual.

“Esse debate começou nas áreas corporativas que contemplam Recursos Humanos, TI e nosso centro e serviços compartilhados e, assim que nós começamos nossa imersão no ecossistema de inovação nos demos conta de que a mudança não era só tecnológica, ela envolvia comportamento, design, envolvia um cuidado adicional às mudanças da sociedade, uma atenção que nós precisávamos dar para o nosso cliente.”


RANDON Exo: o projeto de intraempreendedorismo

Dessa forma, uma equipe formada por profissionais desses setores iniciaram o seu primeiro projeto de intraempreendedorismo intitulado de RANDON Exo. Ele proporcionou a parceria com startups para uma nova metodologia de recrutamento e seleção de novos talentos e programas de desenvolvimento profissional de colaboradores.

“Nós temos um case bastante conhecido: uma plataforma de recrutamento e seleção. O fato é que nós construímos um business case de sucesso e a partir desse carro chefe nós conseguimos não só aprovar outros projetos em parceria com startups, mas também avançar com o projeto do Instituto Hélice. (…) e, numa etapa posterior, aprovar a ampliação da RANDON Exo usando uma metodologia estruturada.” Explica Bruno.


A aprendizagem dialógica, uma metodologia baseada na educação básica, está sendo adaptada pela equipe responsável pela RANDON Exo e utilizada como ferramenta de inovação para proporcionar aos seus colaboradores o retorno aos estudos, acompanhando as mudanças constantes que acontecem no mundo a todo o momento, tanto no que diz respeito às novas tecnologias quanto aos fatores comportamentais e ambientais.

”O nosso programa de desenvolvimento não é mais uma célula, nós classificamos como um programa de desenvolvimento, a seleção das pessoas não é por inscrição. Nós fazemos uma busca ativa junto com a gestão de um perfil específico de intraempreendedores e, na área de inovação, nós trabalhamos com alguns programas.”


O segredos dos resultados

Dentro desse projeto, a RANDON tem conseguido bons resultados. pois, cada colaborador que participa do projeto de desenvolvimento e se capacita dentro da sua área de atuação também fica responsável por capacitar os seus colegas de setor e implementar ações que implicarão em resultados positivos para a empresa.


Quer ficar por dentro deste e de outros assuntos ligados à cultura de inovação? Então não perca tempo e se inscreva na nossa newsletter! Dessa forma você não perde os podcasts e nem os artigos exclusivos. 


Bruno Bazanella foi o nosso entrevistado em um dos últimos episódios do CorpUp Talks, clique aqui se deseja conhecer o conteúdo dessa conversa na íntegra!


Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.