O processo de Transformação Digital da UBISTART

O processo de Transformação Digital da UBISTART


Nos nossos últimos posts comentamos sobre a importância da Transformação Digital para as empresas. Um conteúdo válido para startups até grandes corporações. Você pode conferir os dois posts logo abaixo:

A Transformação Digital é um processo que dificilmente terá volta na indústria, varejo, serviços e demais modelos de empresa, pois seus benefícios são mais que visíveis.

Então vamos aproveitar este post para abordamos como aplicamos à Transformação Digital na UBISTART, uma empresa que desenvolve soluções digitais sob medida para startups em fase de crescimento, empresas de software e mercados consolidados que desejam aplicar inovação em seus negócios.

 
Porque aplicamos Transformação Digital

Acreditamos que o processo de inovação na metodologia que desenvolvemos traz novos insights, oxigena inovação e possibilita a empresa identificar novas oportunidades de negócio. Isto pode ser desde a otimização de seus recursos operacionais, aplicando software ou até desenvolver novos canais de comunicação com seus clientes e colaboradores.

 
O processo TD da UBISTART

Resumidamente, aqui na Ubistart, separamos o processo de Transformação Digital em três grandes passos:

  1. Design UX e/ou mapeamento de processos
  2. Workshop de Design Strategy
  3. Criação do layout inicial e elaboração do escopo de software

Agora, vamos abordar cada uma destas etapas com os serviços que realizamos, para identificar como pode ser uma aplicação da TD.


 
ETAPA 1: Design UX e/ou mapeamento de processos

Para identificar se iremos necessitar da etapa de Design UX, Mapeamento de Processos ou os dois para a criação da plataforma digital, primeiro realizamos uma reunião que chamamos de alinhamento estratégico. Nesta reunião verificamos se o projeto é um grande sistema para automação de atividades operacionais ou se é algo mais visual para interagir com os clientes. Esta definição é muito  importante, pois afeta diretamente no investimento e atividades necessárias durante todo o processo de desenvolvimento do projeto.

De forma simples, separamos a identificação da seguinte forma.

Para Design UX: aplicativos e portais de interação com cliente final ou portais internos com colaboradores. Tanto para novas soluções como redesign (refazer solução atual).

Para Mapeamento de processos: criação de sistemas internos para substituição de planilhas complexas, processos  manuais , redesign de um sistema com muitas regras de negócio (muitas funcionalidades) ou migração de um sistema com tecnologia antiga já pensando em novas funcionalidades/automações.

Para Design UX e Mapeamento de processos: criação de marketplaces ou portais e aplicativos mobile com grande quantidade de funcionalidades. Normalmente um processo para empresas já consolidadas e que necessitam de redesign de suas soluções já pensando em automatizar processos braçais.

Abaixo explicamos o que é realizado em cada uma das três etapas:

 
O que fazemos para Design UX na primeira etapa

Nesta primeira etapa, para suportar o workshop de informações ricas, trabalhamos na criação dos seguintes materiais:

  • Onboarding: processo de imersão com reuniões entre o cliente e a equipe para compreensão da necessidade, concorrentes atuais e informações gerais.
  • Benchmarking: Nesta etapa, é realizada uma pesquisa de plataformas de mercado que se aproximem da solução desejada pelo cliente, a fim de servir como referência para insights positivos e negativos durante o workshop.
  • Personas: As personas são criadas para aprofundar os perfis de uso da solução digital, para que durante o workshop, os envolvidos possam imergir no perfil com a necessidade.
  • Design Review: caso o cliente já possua uma solução existente e necessite do redesign, geramos um relatório com pontos positivos e negativos da solução atual. Isto também possibilita que os envolvidos no workshop possam ter uma sensibilidade das funcionalidades atuais do software.


O que fazemos de mapeamento de processos na primeira etapa

Se a solução que identificamos possui uma complexidade alta, alocamos durante um período de 1 a 2 meses (varia de acordo com o tamanho do projeto) um profissional especializado em mapeamento de processos.

Este profissional irá interagir com as equipes atuais da empresa, diversificando a área de acordo com o nível de envolvimento do software com a mesma. Por exemplo, se o software vai afetar o departamento financeiro, este profissional irá interagir com os colaboradores da área financeira para entender como são as atividades realizadas diariamente.

Os processos mapeados normalmente se separam em três principais etapas: processos de entrada, saída e até processos que estão durante o meio do processo total.

Mapear os processos da empresa possibilita que identificamos trabalhos muito operacionais que possam ser substituídos por automações pelo software. Exemplo: disparo de e-mails automáticos com notificações de determinadas atividades.



ETAPA 2: Workshop de Design Strategy

Com as atividades acima desenvolvidas, partimos para a elaboração do workshop. Leia a explicação de cada ação de acordo com as etapas desenvolvidas anteriormente.

 
Workshop de Design UX:

Um workshop voltado ao novo. Os materiais gerados de benchmarking, persona e design review são utilizados como apoio durante dinâmicas que somadas durarão um dia de dinâmicas, envolvendo de 15 a 20 colaboradores estratégicos da empresa. Estes colaboradores da empresa são profissionais que diretamente serão envolvidos nesta nova solução digital, podendo ser desde o quadro operacional até o estratégico.

Neste workshop os colaboradores irão pensar em novas funcionalidades para a plataforma e pensar como ela pode auxiliar estrategicamente no modelo de negócios da empresa. Todo o material será desenvolvido nas dinâmicas, com o apoio de pranchas/boards de interação desenvolvidas especificamente para o projeto. Sendo cada board para uma dinâmica de interação específica.


Workshop de Mapeamento de processos.

Todo o material de mapeamento de processos desenvolvido na etapa anterior é levado para o workshop para que os envolvidos possam interagir e identificar:

  • Quais processos devem ser mantidos
  • Quais processos devem ser ajustados com a aplicação do novo sistema
  • E quais processos devem ser retirados com a aplicação do novo sistema

Com esta etapa finalizada, a equipe da UBISTART, junto ao quadro estratégico de nosso cliente/parceiro, definirá prioridades de escopo e interações com profissionais específicos para finalizar a próxima etapa: definição do escopo.

Este workshop também tem duração de um dia, envolvendo os colaboradores que são diretamente e indiretamente envolvidos nos processos mapeados, para que estes possam interagir/co-criar em cima dos processos e definir a classificação destes. Todo o material será gerado em boards com a aplicação de post-its. Sendo cada board para uma dinâmica de interação específica.


Workshop de Design UX e Mapeamento de processos:

De forma objetiva, este workshop é a soma dos dois workshops apresentados anteriormente. Em que primeiro é feito o workshop de design (para não limitar a criatividade com base nos processos mapeados) e depois é realizado o workshop de processos com um material de apoio extra: a estratificação do workshop de design, em que terão novas ideias e funcionalidades para melhorar os processos atuais



ETAPA 3: Criação do layout inicial e elaboração do escopo de software

Com os workshops finalizados e os boards com materiais ricos preenchidos, está na hora de estruturar a possível solução. O material que foi gerado será base para tudo.

Mesmo com estes materiais, todas as definições estão em alto nível, ou seja, os requisitos do software e layout final ainda não estão definidos de forma minuciosa. Então esta etapa servirá para montar de forma mais imersiva as funcionalidades e layout da solução.

Esta etapa envolve interação com um profissional com alto grau de conhecimento da empresa e a solução que se deseja construir. Pois precisamos fechar definições para o escopo.

A quantidade de interações com este profissional será de acordo com o tamanho do escopo a ser construído e o material gerado nos workshops.

Uma observação importante é que envolvemos este profissional desde a Etapa 1, pois assim o nível de afinidade e compreensão deste profissional é elevada e qualificada.

A saída/entrega da Etapa 3 será um layout com as primeiras telas da plataforma em fase final (como deverá ser) e um escopo técnico com os requisitos que devem ser desenvolvidos.

Junto com o escopo, já é entregue o cronograma para a plataforma ser desenvolvida, equipe necessária, premissas e riscos do projeto (planejamento), escopo negativo (escopo não contemplado) e por fim, o orçamento.

Isto possibilita que o cliente possa ter uma visão planejada e estratégica do investimento que será necessário.



Fechamento

Usar de todas estas etapas para construir uma nova solução digital fortifica a visão estratégica da empresa e o propósito que a mesma busca aplicando inovação/otimização.

Falamos na UBISTART que o que leva ao insucesso na parceria entre a empresa que nos contrata e a nossa empresa é a falta de três pilares: comunicação, transparência e processos.

E de forma muito expressiva, resolvemos estes pilares aplicando um processo muito bem organizado, validado e com uma série de interações que proporcionam um esclarecimento de onde se quer chegar e o que deve ser feito para alcançar. Entre em contato e saiba como podemos ajudar a sua empresa no processo de transformação digital.

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.