O que é Design UX e porque pode ajudar no seu negócio

O que é Design UX e porque pode ajudar no seu negócio


O termo UX é uma sigla que tem como significado User Experience (Experiência do Usuário). Para saber mais como o Design UX pode ajudar no seu negócio, continue lendo este artigo.


O User Experience Designer, é o profissional que trabalha com o design voltado para melhorar as experiências dos usuários.

Como a tecnologia e os meios digitais têm se transformado muito, tendo a cada dia mais adeptos, os serviços que se destacam, são aqueles que se propõe a resolver de fato o problema do cliente.

Por isso, é extremamente importante colocar as necessidades do cliente acima de tudo sendo altamente intuitivo. Isso pode ser alcançado através do design de experiência.

As mídias digitais trazem para o consumidor, um enorme poder de escolha, assim, antes mesmo de comprar um produto ou contratar um serviço, ele consegue ter informações sobre o produto e também sobre a forma como a empresa que o oferece atua com as experiências dos seus clientes.

Desta forma, ele sempre irá optar por comprar um produto ou um serviço que tenha lhe causado a melhor experiência de compra ou aquele que resolve o seu problema de forma mais rápida e fácil.

Então, pensar em oferecer a melhor experiência que o consumidor pode ter, é o segredo para ter sucesso nas estratégias de marketing e de vendas.

O Design UX faz esta comunicação entre a empresa e a boa experiência do cliente.

 
O que é um design UX?

Muitas pessoas acreditam que o design UX tem a mesma função de o design gráfico, porém, são profissões e funções distintas.

O design gráfico vai trabalhar a aparência do produto, já o design UX trabalha o que o consumidor daquele produto vai sentir no momento da sua compra.

Sendo assim, o design UX é a experiência que o design criou para que o consumidor possa sentir o produto.

De maneira formal não é possível projetar a experiência de uma pessoa, então essa experiência é projetada de acordo com as expectativas que possam atingir a boa experiência do consumidor.

O design de experiência de uso, possui basicamente o papel de tornar um produto útil para o seu consumidor, e agradável para os seus usuários.


Design UX vs Design UI

O design UI é uma sigla que significa Design de Interface de Usuário, define a aparência da tela, as suas cores, o seu estilo, a sua fonte, entre outros.

Essa interação ocorre através dos menus, dos botões, e de outros elementos que permitem que o usuário e o dispositivo possam interagir.

A sua principal função é garantir que a interface projetada possua elementos de fácil utilização, para que assim o usuário consiga ter uma boa experiência sem nenhum tipo de dificuldade.

Por mais que os nomes se pareçam, elas possuem funções bem distintas, podemos dizer de maneira simples que a UX está ligada aos sentimentos que a pessoa vai ter com a experiência. Já o UI é a maneira como o usuário poderá ter esta experiência, através da aparência da sua tela.


O que um designer UX faz?

A maneira como um designer UX trabalha e desenvolve as suas atividades diárias, depende muito de cada empresa, e até mesmo de cada projeto específico dentro da mesma empresa.

Porém, por mais variável que possa ser a função de um designer UX, algumas funções sempre serão parte da sua rotina, como:


Pesquisa de produto;

O primeiro passo para que se possa desenvolver uma boa experiência para um usuário, é fazer a pesquisa de produto. Assim, ele poderá conhecer de maneira eficaz tudo sobre o produto, e a partir disso ver quais são as opções para que se possa projetar uma boa experiência para o usuário deste produto.

Através da pesquisa ele irá conhecer a personalidade e o comportamento do usuário, as suas necessidades e quais são as suas motivações.

Além disso, a pesquisa também contribui para que o designer UX consiga entender quais são os padrões do setor, e assim identificar as oportunidades da área em questão.

Esta pesquisa passa por um cronograma que consiste em: entrevistas pessoais com os usuários e com os interessados, análise competitiva, pesquisas online, e grupos de foco.


Criando personas e cenários;

Após ter realizado a pesquisa, é a hora de criar a persona e os cenários, para que assim, se possa saber como o público real irá se comportar durante a experiência do produto.

O cenário representa um dia na vida do consumidor, isso é importante porque ele mostra exatamente como pode ser a relação do usuário ao interagir com o produto.


Arquitetura da Informação (AI)

Este é o momento de definir a Arquitetura da Informação. É a fase de criação da estrutura de um site, de um aplicativo, ou de outro produto.

Estas são as 3 principais fases do trabalho de um Designer UX. A partir delas, ele consegue criar as ferramentas necessárias para que o usuário possa ter uma boa experiência com um produto, fazendo com o seu negócio se desenvolva cada vez mais.

Sendo assim, podemos ver que o Design UX é extremamente importante para que o consumidor possa ter todas as suas necessidades atendidas, podendo desta forma, ter um boa experiência com o produto ou com o serviço adquirido.

Se você quer saber mais sobre este tema e entender como aplicar o design UX na sua empresa, leia o blog post a seguir:

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.