Por acaso você sabe como a metodologia ágil pode agregar benefícios para o time da sua empresa, e como consequência, atrair ainda mais sucesso para ela?

Desde que o processo ágil começou com Jeff Sutherland no início da década de 90, esse manifesto permite apresentar uma nova maneira de se visualizar a coordenação acerca do desenvolvimento de software.

Pontos referentes aos indivíduos e até mesmo suas interações, bem como funcionamento de um software, colaboração com o cliente e respostas acerca das mudanças, puderam ser mais valorizadas e encorajadas. O Processo ágil trás as incertezas e riscos para a mesa ainda nos primeiros momentos do projeto.

Principalmente quando comparamos processo e ferramentas, documentos mais abrangentes, negociações de contratos e o foco em seguir um plano.

Mas, um software não se restringe somente a esses pontos, é preciso que no final das contas ele mantenha uma qualidade ideal também – aproveite para ler o artigo Qualidade de software não é apenas funcionando para entender melhor sobre!

É importante salientar que todos os valores citados acima possuem, de maneira geral, uma enorme importância, mas os primeiros acabaram sendo ainda mais valorizados nessa abordagem.

Para poder entender isso, o melhor caminho é compreender de maneira mais assertiva e completa o que vem a ser a metodologia ágil e como ele pode até mesmo garantir bons resultados para a sua empresa.


Metodologia ágil – conheça as vantagens de sua aplicação

O desenvolvimento ágil visa enfatizar uma ação de cunho mais colaborativo no ambiente da empresa, e com isso as pessoas tendem a descobrir formas mais eficientes de desenvolver projetos.

Com isso, a cultura interna da empresa e até mesmo a maneira como ela acaba sendo construída acaba tendo um papel crucial!

Desde o início de todo o processo, os colaboradores precisam estar dispostos e até mesmo seguros para poder promover a troca de experiências – e isso precisa se dar de maneira mais objetiva e com a menor quantidade de burocracias possível.

Vale destacar que, além de se otimizar a solução dos problemas, isso ainda poderá ajudar a tornar todo o processo de desenvolvimento, de maneira flexível e também ágil!


A metodologia ágil ajuda a beneficiar os prazos e custos

As metodologias tradicionais, também chamadas de cascata, foram criadas ainda na década de 1970, e acabam sendo o resultado de uma espécie de pirâmide com características mais clássicas.

Isso porque somente o escopo do projeto acaba sendo pré-determinado, sendo que os custos e também prazos eram amplamente determinados somente no processo de desenvolvimento do projeto.

Algo que acontece de forma diferente quando se trata do processo ágil! Isso porque essa metodologia consiste na geração de uma processo empírico, aplicando experiências passadas (normalmente 2 ou 3 interações da equipe) para ter uma definição mais precisa de entrega.

Diante disso, fica evidente que esse processo acaba fortalecendo uma maior otimização acerca dos custos envolvidos, bem como permite afetar positivamente os prazos finais de entrega do projeto por parte da sua empresa.

Na fase final de todo o desenvolvimento, certamente seu projeto poderá obter maiores oportunidades de acabar evitando situações como gastos que sejam considerados desnecessários, podendo gerar muito mais garantias de deixar seus clientes amplamente satisfeitos!


O processo ágil ajuda a promover uma maior interação com seus clientes

Um dos grandes (se não for o maior) desafios por parte dos desenvolvedores junto das metodologias tradicionais é justamente o fato de se conseguir alinhar as expectativas de seus clientes com relação ao projeto final.

Por outro lado, quando se trata da metodologia ágil o cliente acaba sendo o aspecto central para todo o processo de desenvolvimento de um software.

E por que isso acontece? Porque se entrega com mais frequência em prazos menores, possibilitando que o cliente utilize o produto produzido até o momento (ou funcionalidades) e dê o feedback o mais cedo o possível.

Tudo isso acaba fazendo com que essa seja uma prática de suma importância para promover um melhor alinhamento de todo o processo, principalmente porque irá indicar à todos os envolvidos o que pode ou não ser realizado, como e até mesmo por quanto tempo!


Como aplicar a metodologia ágil?

Há várias maneiras práticas de se consolidar sua aplicação, sendo a mais recorrente delas o Scrum.

O Scrum nada mais é do que um framework de Sprints, ou seja, de ciclos.

Antes de se iniciarem os ciclos deverá ser realizada uma reunião, que é denominada por Sprint Planning, de forma a se definir todas as prioridades do software e ainda listar todos os pontos que deverão ser implementados.

Os ciclos ainda devem ser definidos por meio de fragmentos dos projetos, que deverão ser concluídos ainda durante o período de execução do Sprint!

Para poder entender de maneira mais assertiva sobre a aplicação da metodologia ágil, vale a pena conferir o conteúdo do artigo Como aplicar o processo ágil de startup para pequenas e médias empresas.