Planejamento e desafios para uma equipe de software

Planejamento e desafios para uma equipe de software

Gerir uma equipe de desenvolvimento de software não é tão simples. Sobretudo, por conta do mercado competitivo e pelo alto índice de rotatividade dos colaboradores.

Entretanto, ainda que a tarefa não seja fácil, existem algumas dinâmicas que mostram resultados positivos no que diz respeito ao planejamento para liderar uma equipe de software, proporcionando engajamento, motivação e, consequentemente, obtendo resultados positivos.

Nesse processo, é preciso entender a fundo o seu negócio bem como a sua equipe. Pois as estratégias que se aplicam devem adaptar-se às características do trabalho.

Dessa forma, esse artigo aborda o planejamento do trabalho em equipes do time de desenvolvimento. Ressaltando como as tarefas devem ser feitas, como a gestão de equipe deve ser feita e quais são os desafios do processo de planejamento.

Acompanhe os tópicos:

  • Como ter uma equipe de alta performance
  • Principais desafios
  • Atitudes para alcançar êxito


Como ter uma equipe de alta performance


Ter uma equipe engajada, motivada e comprometida em obter resultados positivos constantes é um dos principais fatores para que o planejamento de projetos de software tenha o andamento esperado.


De acordo com uma pesquisa da Geneca, o principal fator, responsável pela falha de projetos de software, é falta de confiança no sucesso do projeto.


O que vem atrelado ao cuidado com retrabalho, inconsistência no envolvimento com o negócio, objetivos que não ficaram claros, necessidade do negócio não refletida e falta de comprometimento e engajamento completo da equipe.


Tais fatores, ocorrem por conta de uma estrutura de equipe ruim, quanto a gerenciamento e condução. Uma equipe de software precisa conhecer todas as etapas do projeto, visando os aspectos de suas funções e responsabilidades como um todo.


Por isso, o gestor do projeto tem papel crucial, pois precisa inspirar confiança na equipe, priorizando uma comunicação transparente, gerando autonomia e fazendo com que os papéis desempenhados por cada membro fiquem evidentes.


Principalmente se o projeto for feito em modelo remoto, em que a comunicação eficiente vai ser o diferencial para um time de alta performance. É imprescindível que os profissionais entendam a diferença entre autonomia e liberdade.


Isso porque, fora do ambiente físico do escritório, a rotina pode se perder facilmente, caso não haja um acompanhamento e uma boa gestão.


Além do mais, de nada adianta aplicar boas práticas se o profissional contratado não se adequa à cultura da empresa. Portanto, a análise para um time competente começa na contratação e na manutenção de pessoas que realmente possam apresentar o que se espera.

Principais desafios

Nesse processo, os principais desafios encontrados são:

  • Saber dar feedback no momento certo e de maneira motivacional;
  • Ter uma comunicação eficiente com a equipe, independentemente do modelo de trabalho;
  • Gerenciar as crises apresentando soluções eficientes;
  • Apresentar transparência para o cliente/parceiro, mesmo com penalidades;
  • Gerenciamento dos processos sabendo quais ferramentas e metodologias utilizar, dividindo as tarefas.


Atitudes para alcançar êxito com uma equipe de desenvolvimento


Desenvolver projetos de maneira estratégica é inegavelmente desafiador, mas uma realização possível e satisfatória, caso seja construída uma relação de confiança entre o time.


E para isso, não existe outro caminho: a comunicação aberta faz toda a diferença. Ela precisa ser clara, franca e disponível, principalmente nos trabalhos remotos.


Essa prática favorecerá outro aspecto fundamental, que é o conhecimento entre a equipe. Só é possível conhecer as habilidades e pontos fracos de cada um com acompanhamento e diálogo.


Assim, as tarefas serão alocadas de acordo com as habilidades, explorando o melhor da equipe e tornando-os empenhados.


Se você gostou desse conteúdo e quer se aprofundar, entre na nossa página e conheça nosso serviço de execução de projetos de software.


A ubistart foca na interação com o cliente para entender os desafios e o escopo a ser construído. Vamos te ajudar com a melhor solução!

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.