Como reter talentos de TI na sua empresa

Como reter talentos de TI na sua empresa


O mercado está cada dia mais competitivo, exigindo que as empresas tenham os melhores produtos, o melhor atendimento e ofereça sempre a melhor experiência para seu cliente.


Para que isso aconteça, ter profissionais qualificados e comprometidos com os ideais do negócio é essencial, pois eles serão os impulsionadores das estratégias do negócio.


Engana-se quem acredita que montar um processo seletivo é a solução. Estamos no momento em que os profissionais têm valorizado o que a empresa irá oferecer para sua jornada profissional. E isso vai além de um bom salário, pois outros fatores são mais relevantes para essa geração.


Então, como reter talentos? Como é possível contratar bons profissionais e mantê-los com engajamento na empresa? Entenda como, a partir deste conteúdo:

  • Por que investir em retenção de talentos?
  • Melhores estratégias
  • Impactos para sua empresa

Por que investir em retenção de talentos?


A retenção de talentos consiste em um conjunto de estratégias que as empresas podem adotar para manter seus colaboradores por maior tempo na organização.


Essas estratégias são fundamentais, pois o capital humano é o ativo mais precioso de qualquer negócio. Afinal, as pessoas são responsáveis pelas atividades da empresa e é através delas que a qualidade do produto, atendimento e de todas as entregas se refletem.


Dessa forma, contar com uma equipe talentosa, engajada e de alta performance faz com que a empresa entregue melhores resultados e tenha mais relevância no mercado.


Um estudo citado pela McKinsey comprovou que pessoas de talento superior conseguem ser até oito vezes mais produtivas do que uma pessoa de médio desempenho.


Mas essa não é uma tarefa tão fácil, pois além das habilidades técnicas necessárias para a função, o mercado hoje precisa de pessoas com habilidades comportamentais, alinhadas às expectativas do negócio, as chamadas soft skills. Em uma disputa acirrada, nem sempre esses profissionais estão disponíveis.


Assim, empresas que desenvolvem estratégias para a retenção desses talentos, terão uma vantagem competitiva visível.

Melhores estratégias


Muita gente acredita que os talentos permanecem na empresa por conta de um bom salário, mas essa é uma estratégia que nem sempre funciona.


Isso porque, bons profissionais têm buscado, acima de tudo, satisfação pessoal e profissional de maneira equilibrada na carreira.


Estamos em uma geração de trabalhadores que querem ganhar bem, sim, mas que também querem ter tempo para novos aprendizados, qualidade de vida e realizações pessoais.

Para atender essas expectativas, é possível seguir as seguintes estratégias:

  • Ter um plano de carreira bem estruturado e de alcance real na empresa;
  • Oferecer treinamentos e opções de crescimento profissional;
  • Alocar o profissional de acordo com suas aptidões;
  • Cultivar o feedback constantemente para reverter frustrações;
  • Ser flexível com as necessidades do colaborador;
  • Prezar pela saúde e qualidade de vida do funcionário;
  • Manter um ambiente de trabalho tranquilo.

Impactos para sua empresa


A partir de iniciativas que deixam seus colaboradores mais satisfeitos, inegavelmente a empresa, como um todo, também terá mais satisfação.


Isso ocorre porque pessoas mais motivadas e satisfeitas conseguem desempenhar suas atividades com mais empenho, sentem-se reconhecidas e valorizadas e, por isso, dedicam-se mais às suas atividades, valorizando o ambiente de trabalho.


Portanto, invista em uma excelente comunicação com sua equipe. Entenda o que eles buscam, quais os anseios, os pontos de melhorias na empresa, bem como no desenvolvimento pessoal dos colaboradores.


Quer saber mais sobre assuntos como esse? Confira outros artigos em nosso blog ou faça seu cadastro para receber nossos conteúdos.

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.