Transformação digital na sua empresa: por onde começar

Transformação digital na sua empresa: por onde começar


Estamos em uma sociedade de mudanças constantes e, nesse processo, há uma transformação digital acontecendo.


Dentro desse cenário, as empresas enfrentam o desafio de conseguir acompanhar as tendências e desenvolver essas tecnologias.


Contudo, essa é uma tarefa mais que fundamental e deve ser prioridade, pois, a capacidade de mudança e adaptação ao cenário dita quais empresas se mantêm relevantes no mercado e quais morrem no meio do caminho. 


Apesar de parecer um projeto distante, difícil e até futurístico, começar a transformação digital não significa realizar uma mudança abrupta nos processos, mas sim uma transformação gradual, que pode ser mais simples do que se imagina. 


Quer saber como? Então acompanhe os tópicos e veja por onde começar! 

  • O que é transformação digital? 
  • Quais os benefícios para o negócio 
  • Como fazer? 


O que é transformação digital? 


A transformação digital é um processo que consiste em mudar ou melhorar o desempenho do modelo de negócio corporativo, através da utilização de ferramentas digitais e tecnologias contemporâneas. 


Assim, ocorre uma substituição dos processos exercidos para aprimorar os resultados e aumentar a vantagem competitiva da empresa. 


No entanto, ao pensar em implementar essa mudança, é importante entender que esse conceito abrange mais do que apenas a utilização de novas tecnologias. 


Isso porque, o processo de transformação digital propõe mudanças profundas nas empresas, o que inclui também a cultura organizacional, colaboradores, clientes e atividades diárias.


E nesse contexto, a cultura organizacional se torna o pilar, pois de nada adianta incrementar a empresa com tecnologias modernas se a cultura da empresa não estiver estruturada nessa mudança. 


Ou seja, a transformação precisa ocorrer primeiramente no mindset, para que as ações e mentalidade dos colaboradores estejam no mesmo objetivo. 


Quais os benefícios para o negócio 


Várias vantagens podem motivar uma empresa a impulsionar a transformação digital, mas, com certeza, o principal é a sobrevivência. Acompanhar as transformações é uma precondição para que os negócios continuem. Sendo uma necessidade atual, do agora e não do futuro. 


E mesmo que de início pareça que será mais um gasto, esse é um investimento necessário que ajuda a reduzir custos. Um exemplo é a automatização de processos, com a substituição de servidores locais por serviços de cloud, o que reduz tarefas e espaços em ambientes físicos. 


Além disso, novas tecnologias tornam as tarefas mais simples e eficientes, impactando na satisfação dos funcionários, que, consequentemente, ficarão mais engajados com as demandas. 


Inevitavelmente, todos os benefícios desse processo resultarão em uma melhora na satisfação e experiência do seu cliente.


Como fazer? 


Como já citamos aqui, a transformação digital deve começar pela cultura organizacional. É essencial que o negócio tenha uma estratégia de inovação digital orientada para a rotina e cultura da organização.


Para isso, é importante focar nas pessoas, ter uma comunicação efetiva com os colaboradores e clientes, deixando cada processo bem esclarecido. 


Lembre-se também de estruturar essas mudanças em etapas, dando prioridade aos processos burocráticos e repetitivos com automatização, com o engajamento  da equipe na participação e entendimento dessas contribuições. 


Portanto, ao invés de querer implantar todas as novas tecnologias existentes, faça uma análise de seu negócio, veja os departamentos mais analógicos e faça essa transformação gradualmente.


Dessa forma, o investimento será mais assertivo, com aquisições que impulsionam mais resultados. Vale ressaltar que treinar a equipe constantemente, para esse processo, é fundamental. Até porque, essa é uma demanda infinita e constante. 


Agora que você já sabe como começar a transformação digital em sua empresa, que tal iniciar com as soluções personalizadas da Ubistart? Entre em contato e saiba mais. 

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.