O processo de transformação digital é, inegavelmente, fundamental para o desenvolvimento contínuo de uma empresa. Sobretudo, em um período em que esse processo tem ocorrido tão rapidamente.
Contudo, o que muitas organizações não consideram é que a transformação digital está totalmente ligada à cultura organizacional da empresa.
Isso porque, a cultura da empresa é o suporte básico para qualquer transformação. Ou seja, de nada adianta investir em novos recursos digitais se essa estratégia não estiver alinhada com a cultura organizacional, com as transformações nas metodologias de trabalho e o compromisso com a preparação do time.
Quer entender mais sobre a relação entre a cultura organizacional e o processo de transformação digital? Então acompanhe estes tópicos que separamos:
- Cultura organizacional e transformação digital
- A transformação digital pouco diz respeito às novas tecnologias
- Estratégias para desenvolver a cultura da transformação digital
Cultura organizacional e transformação digital
É comum encontrar empresas em que as regras que geriam o negócio já não se aplicam mais. O que é totalmente normal. Afinal, o mundo está em constante mudança e, a todo momento, surgem novas tecnologias.
Nesse contexto, a transformação digital é fundamental para manter as empresas vivas, visto que através de sua implementação é possível solucionar problemas, automatizar tarefas e obter maior produtividade.
Mas ao contrário do que muitos imaginam, esse não é um processo do futuro em que cabe ao TI implementar novos recursos digitais. Ao contrário: essa é uma transformação que parte da estruturação dos processos organizacionais de todos os setores da empresa.
Por isso, os conceitos de cultura organizacional e transformação digital andam juntos e, dificilmente uma empresa conseguirá acompanhar as tendências da transformação digital se não tiver esse mindset.
A transformação digital pouco diz respeito às novas tecnologias
A transformação digital não está ligada, necessariamente, ao uso de novas tecnologias. Elas são importantes, sim, entretanto são apenas ferramentas de uma mudança que precisa ser estruturada desde o posicionamento estratégico até a entrega de valor à sociedade.
Assim, antes de qualquer passo, a cultura organizacional precisa estar alinhada para garantir que todos os colaboradores terão uma boa experiência com a transformação.
Só dessa forma, será possível extrair os benefícios que a transformação digital proporciona. A cultura da empresa é tão importante para esse processo que representa 75% dos empecilhos para a transformação digital, segundo uma pesquisa feita pela CI&T.
Estratégias para desenvolver a cultura da transformação digital
Antes de qualquer passo, para implementar a cultura da transformação digital é preciso pensar em cultura da inovação. Mas inovar no seu negócio não significa que precisa ter ideias disruptas ou mudanças revolucionários.
Ao contrário, é entender exatamente o que seu cliente precisa, verificar quais são as dores que precisam ser solucionadas e quais são os melhores métodos para isso.
A partir desse entendimento é que a empresa irá se apropriar de novas tecnologias para entregar a melhor experiência para o usuário. Por isso, foque nas expectativas de seu cliente.
E em segundo lugar, busque conhecimento sobre transformação digital, começando a expandir esse conhecimento entre a liderança para integrar toda equipe.
Busque também o trabalho interdisciplinar, em que os departamentos estejam interligados e as equipes busquem o mesmo objetivo, entendendo os processos da mudança organizacional.
E por fim, automatize os processos para que as tarefas repetitivas sejam reduzidas e a equipe esteja mais livre para a criatividade e familiarização das novas tecnologias.
Entendeu como a cultura organizacional impacta na transformação digital da sua empresa? Se você precisa de inovação e resultados eficientes em seu negócio, saiba como a Ubistart pode te ajudar.