Planejar o escopo fechado ou ir direto para a alocação de squad?

Planejar o escopo fechado ou ir direto para a alocação de squad?

Definir entre o escopo fechado ou a alocação de squad é um conflito constante que vemos no mercado. E para responder isso, temos uma resposta muito clara: depende do nível de cultura de investimento em software da companhia.

Nesse contexto, devemos fazer alguns questionamentos a fim de que eles nos direcionem para a escolha mais condizente com as necessidades do projeto. Acompanhe os tópicos:

  • Investimento em alocação de squad ágil
  • Quando a opção é escopo fechado
  • Qual a melhor escolha?

Investimento em alocação de squad ágil

A empresa tem um orçamento mensal previsto para investir em soluções de software customizadas? Ou ainda, a empresa está disposta a não ter um prazo e investimento definidos, da solução que deseja desenvolver?

Se a resposta é sim para qualquer uma das duas perguntas, então sua empresa está disposta a investir em uma equipe ágil, com planejamentos mais curtos, de quinze dias e com metas de expectativa (não certeza) do que se deseja alcançar.

Um exemplo são empresas de software com produtos, startups ou grandes companhias que investem em software mensalmente. Neste caso, você pode entender melhor como funciona conferindo nosso artigo com Dicas para contratar um time de desenvolvimento.

Quando a opção é escopo fechado

Porém, se você deseja ter certeza de quanto vai custar todo o projeto ao mesmo tempo em que tem uma segurança maior de investimento para um planejamento de viabilidade, seu caminho é o planejamento do escopo fechado.

Neste sentido, costumamos entender isso como uma cultura mais tradicional de contratação de software. O que também não impede que a empresa invista milhares de reais em um projeto.

Na verdade, o ponto crucial é que os decisores da empresa querem ter o cuidado de  entender o investimento total e até usar essa informação para comparar os valores entre fornecedores.

Qual a melhor escolha?

No final, os dois modelos funcionam muito bem. O que acontece é que cada um possui perspectivas diferentes e que devem ser avaliadas de acordo com a necessidade e poder de investimento da empresa.

Com a alocação do squad, você ganha velocidade e flexibilidade, pois ao invés de diversas contratações frequentes, uma equipe é alocada e fica disponível para as demandas que chegarem.

Porém, a desvantagem é que a companhia pode criar falsas expectativas das entregas, acreditando que o time vai atingir uma meta de desenvolvimento. Isso porque, não foi feito um planejamento completo, como é no escopo fechado.

Já no escopo fechado a empresa tem mais certeza e segurança de toda a jornada que pode percorrer. Com relação à desvantagem, o que ocorre é a falta de flexibilidade nas mudanças de escopo.

Além disso, exige muito tempo para o planejamento e entendimento total da demanda, que pode variar entre 30 a 90 dias, tudo isso, dependendo do tamanho do escopo.

Resumidamente, no final, o melhor é:

  • Para o caso de ter muita demanda de software e necessidade de mais velocidade, o indicado é alocação do squad;
  • Se a empresa tem tempo para pensar e planejar, pode ir tranquilamente para o planejamento do escopo fechado;
  • Quando há uma necessidade urgente, mas também muitas incertezas o ideal é optar pela alocação do squad;
  • Se é preciso ter mais certeza sobre o custo para captar investimento ou conseguir aprovação, é melhor trabalhar com o planejamento do escopo fechado.

Ainda assim, se você tiver dúvidas sobre qual modelo seguir, pode conferir nosso artigo sobre as diferenças entre Escopo Aberto e Escopo Fechado ou enviar uma mensagem para a gente. Clique aqui e teremos prazer em conversar com você!

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.