O processo de design UX da UBISTART

O processo de design UX da UBISTART


Nos posts anteriores abordamos sobre a importância do Design UX e como aplicar no seu negócio. Trouxemos estes conteúdos para embasar a metodologia que iremos apresentar neste blog post e lhe mostrar como ela pode ser efetiva em aplicações web. Caso você não tenha lido os posts sobre design UX, você pode conferir abaixo:

 
Agora, sobre Design UX na UBISTART, desde que iniciamos nossa caminhada com a aplicação de ferramentas de design, conseguimos evoluir muito no entendimento das expectativas dos nossos clientes e parceiros.

As ferramentas de UX que aplicamos nos proporcionaram fracionar a validação de uma solução em várias etapas, aumentando o grau de interações e assertividade do que desenvolvemos em relação ao escopo de software.

Entendemos que o Design UX vem antes do software. De fato, o UX caminha lado a lado com a área de negócios, que define as regras de negócio/requisitos do produto a ser desenvolvido. O processo de Design UX e Design UI fortalece uma leitura visual quanto ao escopo, pois afinal, muito dele é descritivo e dificulta a interpretação para um leitor que deseja compreender como poderá ficar a solução a ser desenvolvida.

Além destas colocações, fortalecemos ainda mais que o Design UX não é apenas layout, como já comentado nos blog posts anteriores. Quando falamos de Design UI, é a etapa quase final do UX. O layout é a finalização de todo um trabalho de validações e estudos de experiência que são criados para que o layout desenvolvido tenha o retorno desejado para o público alvo.

Então, para embasar este contexto, vamos apresentar a metodologia de trabalho que realizamos na UBISTART para o Design UX.


Metodologia UBISTART

Quando um cliente nos procura para desenvolver um sistema web, portal ou até mesmo um aplicativo, nós primeiro identificamos o modelo de contratação.

Em muitos casos, o modelo é por escopo fechado, em que o cliente deseja ter um valor total de investimento sobre a solução digital a ser desenvolvida.

Neste modelo de escopo fechado, aplicamos na UBISTART o que chamamos de Pré-Projeto, em que três grandes áreas são envolvidas: negócios, design e tecnologia. Todas elas com um único propósito: desenvolver um escopo de projeto planejado, maduro e assertivo.

Na área de negócios temos a etapa de planejamento, mapeamento de processos e elicitação de requisitos; tudo isto para a definição do escopo do projeto. Já na etapa de tecnologia, entendimento de possíveis integrações, definição de tecnologias, infraestrutura e estimativa em horas do escopo definido nas etapas anteriores.

E para design, atuamos com o nosso processo e ferramentas. Entenda abaixo como fazemos isto!


Modelo de Design UX da UBISTART

O trabalho de design da UBISTART é direcionado a métodos e ferramentas de Design centrado no usuário para co-criar soluções disruptivas em tecnologias digitais. Em que consideram toda a sequência de pontos de contato do usuário em relação a sua experiência com o serviço/produto a ser desenvolvido.

A proposta de trabalho para o desenvolvimento da nova concepção é utilizar metodologias que geram profundidade no entendimento das principais tecnologias que possuem maior conversão com o público de uso e, ao mesmo tempo, compreender este público para melhor comunicar e construir as funcionalidades da plataforma digital.

Para o trabalho de Design da UBISTART, se propõe como principais etapas:


O trabalho de design da UBISTART é direcionado a métodos e ferramentas de Design centrado no usuário para co-criar soluções disruptivas em tecnologias digitais, em que consideram toda a sequência de pontos de contato do usuário em relação a sua experiência com o serviço/produto a ser desenvolvido.

A proposta de trabalho para o desenvolvimento da nova concepção é utilizar metodologias que geram profundidade no entendimento das principais tecnologias que possuem maior conversão com o público de uso e, ao mesmo tempo, compreender este público para melhor comunicar e construir as funcionalidades da plataforma digital.

  • EXPLORAR
    • Imersão no cliente para profundidade do entendimento da necessidade (processo de onboarding);
    • Pesquisa prévia de benchmarking
    • Construção das personas;
    • Mapa de jornada do usuário
    • Mapa de funcionalidades
  • CRIAR
    • Design inicial da interface
    • Pacote de ícones e imagens;
    • Guideline (Guia de Aplicação);
    • Disponibilização dos assets (materiais)

 
ETAPA EXPLORAR – UX

A fase EXPLORAR consiste no entendimento da proposta através de ferramentas que auxiliam a compreender melhor o cenário e personas que constituem o uso da tecnologia a ser desenvolvida.

Abaixo segue as ações utilizadas nesta etapa.

 
Imersão no cliente

Antes do estudo da pesquisa de benchmarking e construção inicial das personas, é feita uma imersão por parte da equipe junto ao cliente para início das atividades em conjunto. É aberto um canal para discussões sobre a empresa, processos de uso para o negócio, o que o mercado está utilizando e para onde caminhará.

Durante a imersão serão revistos processos de funcionamento da solução atual, identificação de personas que utilizam a tecnologia, rascunho do mapa de jornada ideal, problemas que já acontecem no dia a dia e funcionalidades desejadas para o projeto.


Análise de Benchmarking

Esta fase tem por objetivo a utilização de ferramentas que auxiliam a compreender melhor o cenário que constitui o uso da tecnologia a ser desenvolvida. Isto se dá pela pesquisa de players que já atuam no mesmo segmento ou segmento semelhante, apresentando seus pontos positivos ou negativos e desenvolvendo sugestões das funcionalidades desejadas na plataforma a ser construída.

Ações propostas:

  • Relatório com pesquisa de 3 a 5 players (concorrentes ou segmentos semelhantes);
  • Utilização da solução dos players para compreender possíveis soluções de fluxo e funcionalidades;
  • Apresentação dos pontos positivos e negativos dos players estudados;
  • Sugestões de novas aplicações para a plataforma que será construída com base na pesquisa.


Criação de Personas

A etapa de criação de personas tem por objetivo facilitar a compreensão de casos de uso da potencial plataforma. Pois quando falamos de mapa de jornada do usuário, precisamos prever variações de perfis de usuário para atender os diversos públicos para a plataforma.

Ações propostas:

  • Criar 5 personas, com base em dados de pesquisas disponibilizadas pelo cliente;
  • Auxílio na criação do escopo de perguntas quantitativas e qualitativas para o cliente disponibilizar para seus leads;
  • Construção das personas em forma de cartões, contendo o perfil, dores e objetivos da persona


Mapa de jornada

Após a imersão e criação das personas, é estruturado um mapa de jornada que representa o fluxo de uso da plataforma para cada persona criada. O que facilita uma compreensão do potencial uso da plataforma.


Mapa de funcionalidades

O mapa de funcionalidades, ou fluxograma, é uma forma gráfica de representar a estrutura da solução, suas telas e a relação que cada um tem com a outra. Este mapa é construído com base em todas as interações que aconteceram nos processos anteriores. É o primeiro passo para projetar uma interface de fácil navegação para o usuário.


CRIAR – UI

Com a fase de exploração e a busca de entendimento da melhor forma de criar uma experiência de usuário engajadora, obtém-se material suficiente para iniciar o projeto de interface da solução digital.

Abaixo segue as ações utilizadas nesta etapa.


Design de interface

Esta etapa será dividida em duas principais interações: a apresentação da proposta inicial da interface, com foco em entender junto ao cliente se está sendo desenvolvido uma solução com valor e na qualidade esperada; e a solução final da interface, após a aprovação a etapa inicial, em que serão desenvolvidas as principais telas da plataforma, para dar subsídio visual do cliente e da equipe de desenvolvimento.

Ações propostas:

  • Desenvolvimento de 3 a 5 telas que representam a plataforma;
  • Desenvolvimento das principais telas da plataforma. Não criando telas que se entendem que são repetidas em estrutura.


Pacote de ícones, imagens e disponibilização dos assets

Com a construção da proposta visual da interface, o passo final para conclusão do trabalho é a construção de um banco de imagens e ícones que serão aplicados na interface final. Também com a disponibilização dos arquivos em PDF e a exportação dos principais objetos/componentes para serem aplicados na interface final.

ETAPAS PROPOSTAS:

  • Possibilidade de criação de um banco de ícones customizados e banco de imagens retiradas de um repositório online;
  • Possibilidade de ajustes nos ícones e imagens.
  • Exportação para a equipe de desenvolvimento, através de um arquivo zipado ou link para repositório;

 
Guideline de aplicação do layout

Nesta etapa, a proposta se define na criação de um guia de aplicação dos estilos, a fim de facilitar a equipe de desenvolvimento em ter orientações de como aplicar de forma correta o layout desenvolvido.

Ações propostas:

  • Criação de um guia de referência de componentes com: Identidade visual e efeitos; proporções de aplicação; guia de cores; tipografia; aplicação de ícones; e demonstração de aplicação dos principais componentes.



Por fim, o desenvolvimento deste processo de design foi construído para facilitar a assertividade de resultados com a plataforma a ser desenvolvida, além de que um planejamento e execução deste nível, proporciona que a equipe de desenvolvimento possa focar na sua expertise de programação e tenha todos os recursos necessários para a criação do produto.

Se ficou interessado, entre em contato pelo nosso formulário que estaremos a disposição para um bate papo!

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