O processo de design UX da UBISTART

O processo de design UX da UBISTART


Nos posts anteriores abordamos sobre a importância do Design UX e como aplicar no seu negócio. Trouxemos estes conteúdos para embasar a metodologia que iremos apresentar neste blog post e lhe mostrar como ela pode ser efetiva em aplicações web. Caso você não tenha lido os posts sobre design UX, você pode conferir abaixo:

 
Agora, sobre Design UX na UBISTART, desde que iniciamos nossa caminhada com a aplicação de ferramentas de design, conseguimos evoluir muito no entendimento das expectativas dos nossos clientes e parceiros.

As ferramentas de UX que aplicamos nos proporcionaram fracionar a validação de uma solução em várias etapas, aumentando o grau de interações e assertividade do que desenvolvemos em relação ao escopo de software.

Entendemos que o Design UX vem antes do software. De fato, o UX caminha lado a lado com a área de negócios, que define as regras de negócio/requisitos do produto a ser desenvolvido. O processo de Design UX e Design UI fortalece uma leitura visual quanto ao escopo, pois afinal, muito dele é descritivo e dificulta a interpretação para um leitor que deseja compreender como poderá ficar a solução a ser desenvolvida.

Além destas colocações, fortalecemos ainda mais que o Design UX não é apenas layout, como já comentado nos blog posts anteriores. Quando falamos de Design UI, é a etapa quase final do UX. O layout é a finalização de todo um trabalho de validações e estudos de experiência que são criados para que o layout desenvolvido tenha o retorno desejado para o público alvo.

Então, para embasar este contexto, vamos apresentar a metodologia de trabalho que realizamos na UBISTART para o Design UX.


Metodologia UBISTART

Quando um cliente nos procura para desenvolver um sistema web, portal ou até mesmo um aplicativo, nós primeiro identificamos o modelo de contratação.

Em muitos casos, o modelo é por escopo fechado, em que o cliente deseja ter um valor total de investimento sobre a solução digital a ser desenvolvida.

Neste modelo de escopo fechado, aplicamos na UBISTART o que chamamos de Pré-Projeto, em que três grandes áreas são envolvidas: negócios, design e tecnologia. Todas elas com um único propósito: desenvolver um escopo de projeto planejado, maduro e assertivo.

Na área de negócios temos a etapa de planejamento, mapeamento de processos e elicitação de requisitos; tudo isto para a definição do escopo do projeto. Já na etapa de tecnologia, entendimento de possíveis integrações, definição de tecnologias, infraestrutura e estimativa em horas do escopo definido nas etapas anteriores.

E para design, atuamos com o nosso processo e ferramentas. Entenda abaixo como fazemos isto!


Modelo de Design UX da UBISTART

O trabalho de design da UBISTART é direcionado a métodos e ferramentas de Design centrado no usuário para co-criar soluções disruptivas em tecnologias digitais. Em que consideram toda a sequência de pontos de contato do usuário em relação a sua experiência com o serviço/produto a ser desenvolvido.

A proposta de trabalho para o desenvolvimento da nova concepção é utilizar metodologias que geram profundidade no entendimento das principais tecnologias que possuem maior conversão com o público de uso e, ao mesmo tempo, compreender este público para melhor comunicar e construir as funcionalidades da plataforma digital.

Para o trabalho de Design da UBISTART, se propõe como principais etapas:


O trabalho de design da UBISTART é direcionado a métodos e ferramentas de Design centrado no usuário para co-criar soluções disruptivas em tecnologias digitais, em que consideram toda a sequência de pontos de contato do usuário em relação a sua experiência com o serviço/produto a ser desenvolvido.

A proposta de trabalho para o desenvolvimento da nova concepção é utilizar metodologias que geram profundidade no entendimento das principais tecnologias que possuem maior conversão com o público de uso e, ao mesmo tempo, compreender este público para melhor comunicar e construir as funcionalidades da plataforma digital.

  • EXPLORAR
    • Imersão no cliente para profundidade do entendimento da necessidade (processo de onboarding);
    • Pesquisa prévia de benchmarking
    • Construção das personas;
    • Mapa de jornada do usuário
    • Mapa de funcionalidades
  • CRIAR
    • Design inicial da interface
    • Pacote de ícones e imagens;
    • Guideline (Guia de Aplicação);
    • Disponibilização dos assets (materiais)

 
ETAPA EXPLORAR – UX

A fase EXPLORAR consiste no entendimento da proposta através de ferramentas que auxiliam a compreender melhor o cenário e personas que constituem o uso da tecnologia a ser desenvolvida.

Abaixo segue as ações utilizadas nesta etapa.

 
Imersão no cliente

Antes do estudo da pesquisa de benchmarking e construção inicial das personas, é feita uma imersão por parte da equipe junto ao cliente para início das atividades em conjunto. É aberto um canal para discussões sobre a empresa, processos de uso para o negócio, o que o mercado está utilizando e para onde caminhará.

Durante a imersão serão revistos processos de funcionamento da solução atual, identificação de personas que utilizam a tecnologia, rascunho do mapa de jornada ideal, problemas que já acontecem no dia a dia e funcionalidades desejadas para o projeto.


Análise de Benchmarking

Esta fase tem por objetivo a utilização de ferramentas que auxiliam a compreender melhor o cenário que constitui o uso da tecnologia a ser desenvolvida. Isto se dá pela pesquisa de players que já atuam no mesmo segmento ou segmento semelhante, apresentando seus pontos positivos ou negativos e desenvolvendo sugestões das funcionalidades desejadas na plataforma a ser construída.

Ações propostas:

  • Relatório com pesquisa de 3 a 5 players (concorrentes ou segmentos semelhantes);
  • Utilização da solução dos players para compreender possíveis soluções de fluxo e funcionalidades;
  • Apresentação dos pontos positivos e negativos dos players estudados;
  • Sugestões de novas aplicações para a plataforma que será construída com base na pesquisa.


Criação de Personas

A etapa de criação de personas tem por objetivo facilitar a compreensão de casos de uso da potencial plataforma. Pois quando falamos de mapa de jornada do usuário, precisamos prever variações de perfis de usuário para atender os diversos públicos para a plataforma.

Ações propostas:

  • Criar 5 personas, com base em dados de pesquisas disponibilizadas pelo cliente;
  • Auxílio na criação do escopo de perguntas quantitativas e qualitativas para o cliente disponibilizar para seus leads;
  • Construção das personas em forma de cartões, contendo o perfil, dores e objetivos da persona


Mapa de jornada

Após a imersão e criação das personas, é estruturado um mapa de jornada que representa o fluxo de uso da plataforma para cada persona criada. O que facilita uma compreensão do potencial uso da plataforma.


Mapa de funcionalidades

O mapa de funcionalidades, ou fluxograma, é uma forma gráfica de representar a estrutura da solução, suas telas e a relação que cada um tem com a outra. Este mapa é construído com base em todas as interações que aconteceram nos processos anteriores. É o primeiro passo para projetar uma interface de fácil navegação para o usuário.


CRIAR – UI

Com a fase de exploração e a busca de entendimento da melhor forma de criar uma experiência de usuário engajadora, obtém-se material suficiente para iniciar o projeto de interface da solução digital.

Abaixo segue as ações utilizadas nesta etapa.


Design de interface

Esta etapa será dividida em duas principais interações: a apresentação da proposta inicial da interface, com foco em entender junto ao cliente se está sendo desenvolvido uma solução com valor e na qualidade esperada; e a solução final da interface, após a aprovação a etapa inicial, em que serão desenvolvidas as principais telas da plataforma, para dar subsídio visual do cliente e da equipe de desenvolvimento.

Ações propostas:

  • Desenvolvimento de 3 a 5 telas que representam a plataforma;
  • Desenvolvimento das principais telas da plataforma. Não criando telas que se entendem que são repetidas em estrutura.


Pacote de ícones, imagens e disponibilização dos assets

Com a construção da proposta visual da interface, o passo final para conclusão do trabalho é a construção de um banco de imagens e ícones que serão aplicados na interface final. Também com a disponibilização dos arquivos em PDF e a exportação dos principais objetos/componentes para serem aplicados na interface final.

ETAPAS PROPOSTAS:

  • Possibilidade de criação de um banco de ícones customizados e banco de imagens retiradas de um repositório online;
  • Possibilidade de ajustes nos ícones e imagens.
  • Exportação para a equipe de desenvolvimento, através de um arquivo zipado ou link para repositório;

 
Guideline de aplicação do layout

Nesta etapa, a proposta se define na criação de um guia de aplicação dos estilos, a fim de facilitar a equipe de desenvolvimento em ter orientações de como aplicar de forma correta o layout desenvolvido.

Ações propostas:

  • Criação de um guia de referência de componentes com: Identidade visual e efeitos; proporções de aplicação; guia de cores; tipografia; aplicação de ícones; e demonstração de aplicação dos principais componentes.



Por fim, o desenvolvimento deste processo de design foi construído para facilitar a assertividade de resultados com a plataforma a ser desenvolvida, além de que um planejamento e execução deste nível, proporciona que a equipe de desenvolvimento possa focar na sua expertise de programação e tenha todos os recursos necessários para a criação do produto.

Se ficou interessado, entre em contato pelo nosso formulário que estaremos a disposição para um bate papo!

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.