O outsourcing nada mais é do que a terceirização de serviços que podem incluir serviços financeiros bem como limpeza e até a gestão do setor de TI. Decerto, era algo que não muito comum há algum tempo atrás.


A contratação de um outsourcing de TI pode ter resultados bastante positivos. Por exemplo, um controle maior dos custos, prazos de entrega, além de permitir que o negócio mantenha o foco no seu core business.


Porém, para que a sua empresa consiga acertar na escolha deste serviço, acompanhe este artigo e veja algumas dicas sobre como contratar outsourcing. Os pontos abaixo devem ser destacados:

  • Defina a sua necessidade do momento
  • Faça uma análise das empresas candidatas
  • Não esqueça do SLA


Defina a sua necessidade do momento antes de contratar um outsourcing


Você já entendeu que o ideal para a sua empresa é contratar um outsourcing de TI, mas você sabe quais as suas necessidades específicas? Elas podem abranger desde a redução de custos até a modernização de seus serviços.


Ao contratar uma fábrica de software, quanto mais detalhes você tiver das suas necessidades, mais fácil vai ser a identificação das empresas que têm mais potencial para realizar o trabalho.


Portanto, se a sua necessidade atual é a fidelização dos seus clientes, por exemplo, o caminho para isso pode ser o desenvolvimento de aplicativo. Desse modo, o outsourcing deve entender bem a filosofia do seu negócio e a necessidade do público.


E se, além do aplicativo, também há a necessidade do desenvolvimento de software que modernize a metodologia de trabalho, não é preciso fazer tudo ao mesmo tempo.


Uma das vantagens de contratar um outsourcing é que eles também têm uma visão de negócios além do conhecimento em tecnologia. Portanto, também podem te ajudar a identificar o momento de fazer alguma mudança.


Faça uma análise das empresas candidatas


Após listar as necessidades do seu negócio e o tipo de conhecimento que os fornecedores de software devem ter, é hora de conhecer um pouco mais sobre os profissionais que têm a sua preferência.


É importante que eles compartilhem da sua filosofia e visualize as mudanças futuras. Além disso, eles precisam visualizar melhorias que podem ser feitas durante o desenvolvimento de sistema que a sua empresa precisa.


Verifique se cada fábrica de sistemas possui certificados de qualidade. Ademais, busque a opinião de clientes que já contrataram seus serviços e quais os softwares que já foram desenvolvidos por eles.


Não esqueça do SLA


O SLA é um acordo de nível de serviço em que você vai colocar, em detalhes, a forma como vai ser realizado o trabalho. Isso envolve prazos, e como a empresa de outsourcing vai fazer esse atendimento.


Esse acordo funciona como uma garantia de que o serviço vai ser entregue de acordo com suas expectativas e ainda auxilia a fábrica de programas a entender o que você precisa.


Tenha em mente que esse acordo deve estar desenhado antes de fechar o negócio. Além disso, você deve estar ciente das soluções que a sua empresa precisa, assim, ficará mais fácil discutir esses pontos com o fornecedor do serviço.


Por fim, uma boa comunicação com a empresa de outsourcing que você fechou contrato vai permitir que nenhuma dúvida ou informação distorcida atrapalhe o desenvolvimento do seu sistema.


Contratar um outsourcing não é uma tarefa simples. É preciso pesquisar, fazer comparações de serviços, entre outras coisas, até chegar na certeza de que aquela é a empresa certa.


A UBISTART trabalha com o desenvolvimento de soluções digitais personalizadas utilizando uma metodologia inovadora que vai além da tecnologia e envolve o seu negócio como um todo.


Se você precisa de um serviço que possibilite a criação de novas experiências aos seus clientes e lhe destaque no mercado, nós podemos te ajudar a alcançar esse objetivo!


Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores comerciais entrará em contato com você!